-
Elogio à diferença
- Voltar
Título
Elogio à diferença
Tipo de atividade
Ano
1993
Período
Início
23/09/1993
Término
10/10/1993
Artistas/Participantes
Alexandre Antunes | Britto Velho | Carlos Krauz | Elaine Tedesco | Frantz | Lia Menna Barreto | Liana Timm | Marlies Ritter | Milton Kurtz | Patricio Farías | Pellegrin | Romanita Disconzi
Curadoria
Realização
MACRS
Origem das obras
Descrição
Não é certamente a similaridade formal o ponto de união entre estas obras.
Não é tão pouco a similaridade de questões e problemáticas. A condição que une obras dentro de uma suposta razão ideológica foi nesta exposição eliminada, ou pelo menos é o que nos parece de início.
Na investigação ana-lítico-qualitativa vemos, po-rém, que a história das relações entre as coisas é indubitavelmente um fator, cuja compreensão demanda certamente uma análise mais aprofundada. Ela serviria portanto para agrupar os acontecimentos dentro de uma estrutura determinada, cujo objetivo é promover uma possibilidade de que seja instaurada uma série de julgamentos e proposições baseadas em evidências conforme valores e paradigmas de interpretação.
Evidentemente que explicações genéricas parecem por hora apenas produções do desejo. Não se trata propriamente de trabalhar dentro dos limites dos conceitos, mas de pensar as ações como absolutamente inseparáveis umas das outras. Sendo assim, Elogio à Diferença é antes de qualquer coisa um evento que objetiva pontuar problemas, ainda que se limite a esta prerrogativa.
Não se trata de exaurir as relações de diferença entre obras, nem promover uma infinidade de contrapontos, mas de construir situações de diálogo, com o objetivo primeiro de pensar o modo de leitura da obra dentro de condições favoráveis para tanto.
Foram escolhidas para esta exposição doze obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea, cuja primeira condição seria a de não possuirem nada em comum entre si.
Considerando a relatividade desse 'nada', uma vez que tal possibilidade não poderia existir como condição, estas obras deveriam possuir condições favoráveis de se contrapor não só como modalidade artística (pintura, escultura, dese-nho, etc), mas fundamentalmente que os problemas tratados as fizessem possuir razoáveis condições de nos inquirir sobre suas diferenças mais do que similaridades.
A constatação óbvia é que para que possamos promover tal raciocínio, este teria que vir obrigatoriamente seguido de uma série de atitudes táticas para que, promovendo a diferença, pensemos a igualdade. Este é finalmente o objetivo dessa exposição.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Obras - Acervo MACRS
Título
Apóstolo, cantor, sinal do Batman / desdobramento 1 / desdobramento 2