O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
Artista mapuche, nascido no Chile, Sebastián Calfuqueo utiliza o vídeo, a fotografia, a performance, a instalação e a escultura para pesquisar poeticamente os preconceitos e os paradoxos expostos na sociedade chilena. Reconstrói as tramas urbanas da marginalização dos mapuches, na periferia da cidade de Santiago, trabalhando em atividades precárias e subalternas, trabalho doméstico, trabalho informal, ou trabalho em segurança. O racismo marcou as experiências da sua infância, quando chamavam os seus avós de índios, como insulto. No vídeo Buscando a Marcela (Procurando Marcela), o artista acha na cidade seu dublê feminino, e a sua identidade feminina. Mirar (Olhar) é a série de fotografias com as quais Sebastián nos mostra provas desta semelhança. Asentamiento (Assentamento) reúne tomas de filmes nas quais os protagonistas, mapuches que moram na cidade de Santiago, contam suas relações familiares e dão conta dos processos diaspóricos e de identidade que tramam as suas experiências. A sua obra na totalidade, aborda de forma crítica, a noção de identidade construída desde a raça, o gênero, o estrato social.
Texto Bienal do Mercosul
Exposições e prêmios
12° Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS, 2021 (online)