-
Verdadeira Grandeza
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1560
Título
Verdadeira Grandeza
Série
Passagem
Autoria
Data
2008-2017
Ano
2017
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
60,5 x 50,5 cm
Texto para etiqueta
JULIO CASTRO
(Porto Alegre, RS, Brasil, 1962)
Verdadeira Grandeza, 2008-2017
Série Passagem
Fotografia sobre papel, 60 x 50 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2019
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2008 - 2017, de autoria do artista Julio Castro (Rio de Janeiro), intitulada “Verdadeira grandeza”, da série Passagem. A obra é uma montagem de várias fotografias de auto retratos (3x4) do artista, que foi apresentada, pela primeira vez, na exposição “Verdadeira grandeza”, no Ateliê da Imagem (Rio de Janeiro). A obra foi doada pelo artista ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).
Exposições e prêmios
- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Espaço Incomum, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, 2022.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS, Recorte Corporificação. Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, Caxias do Sul, RS, 2022.
Histórico de publicações
ZAVADIL, Ana [org]. Memória: Doações MACRS 2015 - 2018. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), Porto Alegre, 2018, p. 33.
|BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.145. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 03 de junho de 2022.
Mídias relacionadas
Temos um rosto, mas nosso rosto não é o que somos. Por trás dele existe uma mente, uma personalidade, um conjunto de características invisíveis, mas que se apresenta ao espectador. A face, aquela vista por todos menos por nós mesmos, é somente um dos meios que possuímos para expressar o que somos, até o momento em que nos olhamos no espelho. Então, ela parece nos possuir, confrontar-nos como uma condição à qual estamos presos.
O auto-retrato convencional apresenta esta face do modo como nos enxergamos e também como pensamos que os outros nos enxergam, presos à forma e à proporção de um rosto refletido,
O auto-retrato, como conceito, é a tentativa de mostrar uma definição e explorar a afirmação: “este sou eu”. Texto Curatorial da mostra "Verdadeira Grandeza", 2008. Disponível em: https://www.ateliedaimagem.com.br/galeria/vg-verdadeira-grandeza/ , Acesso em 26 de julho de 2022.
"A ideia de cruzar o trânsito dos rostos em retrato 3 x 4 (inicial e canonicamente como documento portátil) do pai do artista e dele mesmo, ganha dimensões e densidade e não só reporta certo calafrio visual quanto produz uma pregnância conceitual, na qual o rosto - a parte mais simbólica e porosa do corpo - se transveste de outro tempo, mais concretamente do tempo do outro, ainda que seja tão próximo e familiar, fruto da relação de ascendência/descendência. A confluência de características afins e não afins produz seu paradoxo em movimento, pois estamos vendo um retrato de retratos, um auto-retrato centrípeto, que se abisma para dentro – implode como pede o gênero quando não é blasé ou uma questão supérflua". (trecho da apresentação. de Adolfo Monejo Navas, para a exposição da série Passagem, em 2017, de Julio Castro). Disponível em: https://ignoranciatimes.com.br/julio-castro-passagem , Acesso em 03 de agosto de 2022.