Comentários/Dados históricos
"A Imagem do Ovo:
O "ovo" em suas simbologias diversas tem sido uma imagem presente em meu trabalho desde o início dos anos 2000, tanto na Fotografia como como nas instalações, utilizando o ovo in natura e também, como objeto representado (ready-made em cerâmica ou gesso). Em 2004, por exemplo, realizei uma exposição no MACRS (Fragmentos Primordiais, 2004), em que apresentei como parte de uma grande instalação, uma mesa com uma pilha de panos de algodão cru, e em cima desses panos, um ovo natural com uma colher metálica ao lado.
O Material (estopa e concha natural):
O material (natural e industrial) e sua carga simbólica sempre foi explorado em minha obra desde quando comecei com a pintura. Areia, cinzas, pó de mármore, madeira, plástico, estopas entre outros, foram utilizados em minhas obras desde os anos 80 até às instalações dos anos 2000.
Dessa forma, nesse trabalho específico temos a imagem do "ovo" (fotografia) e a presença do material (estopa e concha do mar), como uma síntese de minhas pesquisas até então.
Dois elementos expositivos: Fotografia e Caixa com material
Imaterial e Material
Dois opostos
1- Na Fotografia, a imagem é a representação da matéria: ovo, água, areia = vida, ciclo, movimento.
2- A caixa contém matéria (natural e industrial) = estopas e concha do mar.
Em relação à fotografia, explorei a carga simbólica desses dois materiais (estopa branca e rugosa e uma concha natural). Assim, a estopa pode se relacionar abstratamente com a "espuma do mar". Ou seja, a representação do mar de forma matérica.
MOTIVAÇÃO:
SEMPRE (2012) foi motivado por ações poéticas e solitárias que realizei na natureza e nas quais utilizei ovos naturais para realizar uma série de Fotografias e Fotoperformances que intitulei "Do Mar Purpúreo", o que também foi título da exposição que realizei na Galeria do Instituto Goethe, como artista convidada, em 2012". (E-mail de Dione para Gabriela Motta, 2022, doc.eletr)