-
Sem título
- Voltar
Miniatura
Compartilhe
Número de registro
MAC1561
Título
Sem título
Autoria
Ano
2013
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
53,5 x 53,5 cm | 53,5 x 53,5 cm
Texto para etiqueta
JANE CAINELLI
(Bento Gonçalves, RS, Brasil, 1956)
Sem título, 2013
Fotografia sobre papel, 53,5 x 53,5 cm (cada), díptico
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2018
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Exposições e prêmios
- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Pelotas, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.205. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/ . Acesso em 03 de junho de 2022.
Mídias relacionadas
“de tudo fica um pouco...” (Resíduo - Carlos Drummond de Andrade)
Um olhar mais atento para uma embalagem de papelão aberta, planificada, como tantas dos descartados diários, despertou meu interesse neste material como fonte de pesquisa. Observo vincos, dobras, cortes, encaixes, texturas, porosidades, enfim todas as marcas que caracterizam estas estruturas. O trabalho envolve a manipulação destes elementos em novas associações resultando em outras tramas, superfícies, modulações, materialidade e significações. Algumas vezes as embalagens se apresentam não totalmente planificadas revelando novas volumetrias com a incidência da luz e as cores originais pontuam as composições. Os trabalhos apresentados são fotografias, capturas das manipulações descritas e fazem parte de uma série desenvolvida em 2012 e 2013 chamada “Desdobramentos” que deu origem à exposição com o mesmo nome na Galeria Gestual em 2013. Alguns trabalhos desta série foram expostos e permanecem no acervo do MAC-RS e outros no acervo do MARGS. As duas imagens, sem título, são impressões sobre papel algodão de 2013, dimensões com suporte 55x55cm cada. (CAINELLI, 2022)