-
Na Minha Cidade Tem um Rio
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC0995
Título
Na Minha Cidade Tem um Rio
Série
Projeto múltiplo: caminhadas, camisetas e fotografias
Autoria
Ano
2010
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
16,6 x 24,5 cm (políptico 6 partes) | 16,6 x 24,5 cm | 16,6 x 24,5 cm | 16,6 x 24,5 cm | 16,6 x 24,5 cm | 16,6 x 24,5 cm
Notas descritivas
O políptico de seis partes apresenta fotografias diferentes de pessoas vestindo uma camiseta azul em frente a um rio. Na camiseta está escrita a frase "Na minha cidade tem um rio", que dá título à obra.
Palavras-chave
Texto para etiqueta
Mariana Silva e Silva
(Porto Alegre, RS, 1978)
Na Minha Cidade Tem um Rio, 2010
Fotografia sobre papel, 16,6 x 24,5 (cada), políptico de 6 partes
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2014
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
O conjunto de seis fotografias de Mariana Silva da Silva que integra o acervo do MACRS faz parte da série “Na minha cidade tem um rio”. O projeto iniciado em 2010, a respeito das práticas urbanas, foca na apropriação crítica da paisagem, especialmente na invisibilidade do Rio Guaíba de Porto Alegre, RS. A pesquisa aborda formas de arte que trabalham a cooperação e a ação urbana. Assim, em uma ação conjunta, camisetas com a frase do projeto foram distribuídas e as pessoas voluntárias que as receberam foram convidadas a tirar fotos ao lado dos rios de suas cidades trazendo assim, segundo a artista, a presença da natureza ordinária em um cotidiano urbano.
Exposições e prêmios
Exposição - "47% - Artistas mulheres no acervo do MACRS", Galeria Xico Stockinger, 6º andar, MACRS, Casa de Cultura Mário Quintana, 2021.