-
Meu ponto de vista
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1013
Título
Meu ponto de vista
Série
Série Banheiros
Autoria
Ano
2012
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
188,5 x 78,5 cm
Edição/estado
1/3
Notas descritivas
A fotografia apresenta a vista vertical de um banheiro em frente à cuba de cerâmica esmaltada na cor rosa. A obra, que mede 122 por 82,5 centímetros, sugere uma escala 1:1. No centro da imagem é possível ver azulejos na cor rosa com dimensões prováveis de 15 x 15 cm. No topo da imagem, tem a parte inferior de um espelho com moldura branca com linhas retas e pouca espessura. O reflexo do espelho revela uma parede com revestimento igual ao descrito. Na parte inferior e central, a cuba de piso aparece recortada pela fotografia. Nela está fixada uma torneira de água fria prateada. Sobre a cuba, ao lado direito da torneira, tem um suporte plástico branco de sabonete líquido. A imagem possui uma iluminação suave proveniente da lateral direita superior.
Palavras-chave
Texto para etiqueta
Mariane Rotter
(Ijuí, RS, 1975)
Meu Ponto de Vista, 2012
Série Banheiros
Fotografia sobre papel, 122 x 82,5 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2012
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
A fotografia é a primeira imagem de banheiro da série Meu Ponto de Vista, desenvolvida durante as pesquisas de Mestrado da artista Mariane Rotter. Ela enquadra uma das superfícies do banheiro da casa de Mariane no nível entre o espelho e a cuba. É a revelação do ponto de vista da artista cuja estatura alcança 130 centímetros de altura. No centro da imagem, os azulejos mostram a preocupação com a regularidade no assentamento das peças. Entretanto, a ausência de reflexo do corpo da artista neste lugar revela a falta de cuidado com a inclusão da pessoa. A ambiguidade entre a técnica e a funcionalidade, que resulta na falta de acessibilidade do espaço, parece coincidir com uma sociedade movida pelos padrões. O que foge à regra, inexiste no espaço. A ideia parece ser reforçada pelo espelho na parte superior da imagem, que reproduz a regularidade e a ausência focada no centro da fotografia.
Autoria
Comentários/Dados históricos
Na série de fotografias, Mariane nos apresenta seu cotidiano com a altura de 1m30cm através dos espelhos presentes nos banheiros dos locais por onde ela passa. Assim, o trabalho gera questionamentos sobre os limites das estruturas físicas desses ambientes quando o reflexo da artista não aparece nos espelhos ou aparece de forma parcial.
Exposições e prêmios
Exposição - "47% - Artistas mulheres no acervo do MACRS", Galeria Xico Stockinger. (2021)
Eventos relacionados
Itens relacionados a este
Eventos
Obras - Acervo MACRS