-
Guarita – Interna 6
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1055
Título
Guarita - Interna 6
Série
Guaritas
Autoria
Ano
2012
Denominação
Material/Técnica
Dimensões
80 x 120 cm
Local de produção
Edição/estado
P.A / 3 edições
Texto para etiqueta
Elaine Tedesco
(Porto Alegre, RS, 1963)
Guarita - Interna 6, 2012
Fotografia sobre papel, 80 x 120 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A série Guaritas inicia como uma documentação de referências para os trabalhos de outra série - " Entre o repouso e o isolamento" (dissertação de mestrado (2002)
As guaritas são construções mínimas e precárias, impregnadas pelas marcas do uso e do tempo. Onde supostamente, quem cuidaria a segurança dos outros, não tem segurança alguma, tão pouco algum conforto. A série Guaritas assim como as propostas apresentadas no livro da artista Sobreposições Imprecisas (São Paulo escrituras, 2003) e no projeto de intervenções Sobreposições Urbanas, Porto Alegre, 2004, estende o processo fotográfico a outras etapas – projeto e documentação.
Deslocados de um local a outro as imagens das guaritas não possuem um destino específico, migram de uma cidade a outra, de um prédio a outro, de um suporte à outro. Como no caso das projeções realizadas no ano de 2005. Através da projeção de slides as imagens das guaritas voltam ao espaço urbano como transparências luminosas que subvertem sua escala original e são, novamente, fotografadas.