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"Marcela Tiboni tem uma vasta produção de obras onde enfatiza o próprio corpo como suporte, referenciando a história da arte e da pintura. Nas três fotografias de “Estudo para desenho de corpo I” (2006), produzidas no inicio de sua carreira, a artista registra seu corpo de mulher robusta marcado por traços que são base de um desenho pré-pintura. Seu corpo serve como suporte para a obra existir. Nele, os desenhos ganham vida frente à máquina fotográfica, com movimentos que fazem as linhas ganhar formas diferentes, criando imagens que envolvem autoconfiança e exposição, sinceridade e apelo, ingenuidade e malícia." Disponível em: https://vitruvius.com.br/index.php/jornal/agenda/read/6202 , Acesso em 26 de julho de 2022.
Destaca a artista: “Ainda na faculdade, identifiquei-me com a pintura, mas logo percebi a incapacidade de realizar com as mãos aquilo que meus olhos eram capazes de captar. A fotografia surgiu como uma descoberta de linguagem, fazendo-me não só criar pinturas através das lentes como ainda experimentar a tinta, a tela, as expressões e os lugares com o meu próprio corpo metade pictórico, metade fotográfico. A partir de tais descobertas, eu e meu trabalho tornamo-nos parceiros da pintura e seus grandes pintores. A fotografia me permite habitar telas, tocar personagens, passear no tempo, inventar diálogos e propor encontros”. Disponível em: https://www.facebook.com/ColetivoArtemisia/photos/marcela-tibonimarcela-tiboni-nasceu-em-1982-em-s%C3%A3o-paulo-iniciou-sua-pesquisa-in/1073176782750648/ , Acesso em 26 de julho de 2022.
| "É quase possível “pegar” as imagens, imaginando a artista –ou nós mesmos –em nossas casas, experimentando as matérias e procedimentos adotados por Tiboni, que os revela e nos aproxima ainda mais de sua produção. É um trabalho artístico claramente movido pela necessidade de apreender e de entender isso que chamamos de história da arte. A artista inclusive conta que os trabalhos eram respostas a uma necessidade de se entender os grandes teóricos (como Giulio Carlo Argan, Ernst Gombrich, dentre outros) e pintores legitimados historicamente, ao passo que precisava produzir seus primeiros trabalhos, no contexto da universidade. Para ser possível ultrapassara informação dos livros e conseguir experienciá-los, a artista transpunha e transformava o conteúdo das páginas do livro diretamente para seu corpo." Disponível em: http://docplayer.com.br/15684494-Violencia-grafica-as-armas-de-marcela-tiboni.html , Acesso em 26 de julho de 2022.