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"Quando entrei na página da artista para estudar seu repertório, o primeiro vídeo que aparece é um dos mais antigos (Colette, de 1988). Nesse vídeo gravado por Elaine Tedesco e Lucia Koch, vi a encenação de um ritual de fim – a morte – como a possibilidade de um início, no caso, início da minha proposta de elaboração de uma playlist. Pensar num encadeamento de imagens/sons que se apresentará em looping subverte algumas características geralmente presentes nas narrativas lineares, como por exemplo, a presença de um início ou fim. Trabalhei com a forte impressão de estar lidando com a definição de uma sequência que logo se diluiria num ciclo. (ZIMOVSKi, 2018, doc.eletr). Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/asala/2018/09/19/abertura-da-exposicao-playlist-a-sala/ . Acesso em 18 de outubro de 2022.
| "Colette faz parte de uma imersão performativa, com outros artistas, realizada no Veraneio Hampel em São Francisco de Paula, Campos do Alto da Serra, RS/Brasil, 1988. A ação foi desenvolvida no jardim da casa, a partir do encontro de uma caixa de madeira abandonada sob uma araucária. Faz parte da proposição: o figurino criado com a sobreposição de peças de diversas épocas (vestido da mãe, colorido, com estampas geométricas dos anos 1970, meias-calças coloridas e texturas diversas, echarpe listradas com franjas, camiseta de algodão, cor rosa); travesseiro com fronha bordada, ramalhete de Copos de Leite_flores colhidas no entorno. Imagens por Elaine Tedesco - Lucia Koch. Som de João Guimarães (violino). O trabalho integra os trabalhos e a pesquisa em performance / foto e videoperformances desenvolvidos por Marion Velasco, Elaine Tedesco e Lucia Koch, entre 1986 e 1990. Além das imagens brutas (vídeo sem edição, formato VHS), a ação foi registrada em filme fotográfico e slides". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jGDL36_2_BE . Acesso em 19 de outubro de 2022.
| "Marion Velasco destaca a intensidade do convívio entre os participantes das ações do Estúdio 88: “Era um momento de abertura política, de muita alegria e esperança. Estávamos sempre andando pela cidade, ou nos reunindo na cozinha de alguém, tomando chá, pensando em filmes”.
A espontaneidade do dia a dia também fazia parte das performances. “O fato de não ter muito roteiro para nada era bom. As colaborações às vezes eram acordadas, mas normalmente eram involuntárias. Quando você via, estava fazendo alguma coisa com alguém e não sabia muito aonde ia dar – às vezes não dava em nada”, recorda Lucia Koch na publicação.
Elaine Tedesco lembra do fascínio que havia em torno do uso de uma câmera – inicialmente, com a restrição de precisar estar ligada a uma tomada –, que se somava aos experimentos com o corpo. “Era uma câmera sensorial, uma câmera na pele, desfocada do olhar”, destaca. (MATINAL, 2020, doc.eletr). Disponível em: https://www.matinaljornalismo.com.br/rogerlerina/reportagens-roger-lerina/estudio-88-trajetoria-experimental-revisitada/ . Acesso em 19 de outubro de 2022.
| "Estúdio 88 foi um projeto idealizado e coordenado por Tedesco, com apoio financeiro da FAPERGS e suporte material do Departamento de Artes (Visuais) do Instituto de Artes, que disponibilizou a câmera de vídeo, recém-comprada e, “uma sala no oitavo andar do Instituto de Artes, que ficou reservada para o projeto durante um mês” (TEDESCO, 2015, p. 1296). O projeto contou com a minha participação, de Lucia Koch, de Paulo Biurrum, de Mara Alvares e de outros artistas visuais, bailarinos e músicos. (VELASCO, 2017, p.60). Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/165242/001045032.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em 19 de outubro de 2022.