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América (Anitta)
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Miniatura
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Número de registro
MAC1549
Título
América (Anitta)
Autoria
Ano
2018
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
117,5 x 77,3 cm
Texto para etiqueta
LUISA BRANDELLI
(Porto Alegre, Brasil, 1990)
América (Anitta), 2018
Fotografia sobre papel, 117,5 x 77,3 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2020
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2018, de autoria da artista Luisa Brandelli (Porto Alegre,1990), intitulada “América (Anitta)”. Os trabalhos da artista apresentam a ideia de fotografias atreladas a novos signos, no momento em que Brandelli se interessa por aquele instante (imagem), e insere sua visão - e um título, que auxilia no entendimento da obra, como um todo. O jogo continua enquanto soubermos evitar definições baseadas em juízos de valor: bom e ruim, autêntico e falsificado, culto e popular. A obra foi doada pela artista ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).
Exposições e prêmios
Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Espaço Incomum, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, 2022.
|Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS, Recorte Corporificação. Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, Caxias do Sul, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p.165. Catálogo de Acervo. Disponível em: https://acervomacrs.wpcomstaging.com/catalogo/. Acesso em 03 de junho de 2022.
|BRANDELLI, Luisa. URGÊNCIA: Imagem e Montagem. Dissertação de mestrado em Processos e Procedimentos Artísticos. Instituto de Artes, Programa de Pó -Graduação em Artes. UNESP, 2021, p. 09-10. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/234772 , Acesso em 14 de junho de 2022.
Mídias relacionadas
“A possibilidade de uma imagem ser icônica (o que faz determinada imagem ter um valor de uso), assim como a possibilidade de destruir esse ícone (numa estratégia iconoclasta), é o meu principal foco ao trabalhar com imagens. De que forma se constrói a leitura específica das imagens? Quão dependente de outros fatores é essa leitura? Considerando esta dependência, uma imagem nunca vale por si só? Essa característica, de certa forma, fluída e instável das imagens, pois à mercê do que se quer fazer delas e do que as acompanham, é também o seu potencial de fazer imaginar? O uso comum das imagens, com leituras direcionadas e fixas, é o fim deste potencial de fazer imaginar? Contrastar ideias (imagens) é uma forma de permanência do potencial de imaginar das imagens?” (BRANDELLI, 2021, p.09). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/234772 , Acesso em 14 de junho de 2022.
|America (Anitta), 2018. Impressão fotográfica montada em pôster. Disponível em: https://luisabrandelli.com/Anitta , Acesso em 14 de junho de 2022.
|"Nos dias de hoje ainda ecoa a voz de Hélio Oiticica proferindo: "o museu é o mundo". As novas gerações de artistas podem ouvir essas palavras como uma constatação, como uma profecia ou simplesmente como uma dica. Tudo que é mundano interessa à Luísa Brandelli. Ela anda atenta pelas ruas em busca de algum encontro, de alguma coisa que a surpreenda. Quando estes se apresentam a tarefa começa. Como representar estes instantes? Como reapresentar os materiais, objetos ou palavras que a afetaram para que o momento da descoberta possa reacender-se? A sua escolha é criar um pequeno comentário, dar uma "ajuda" a estas potências. Suas ações se referem aos procedimentos técnicos, à escolha exata dos materiais, aos títulos das obras e aos lugares e formas de exibição. São provocações críticas que não se colocam em primeiro plano cabendo ao observador procurar os sentidos. Além disso, a artista busca aproximações tangenciais, evitando encaixes precisos que definam ou expliquem essas escolhas. Ela deixa um espaço que precisa ser completado e ao mesmo tempo exala a pergunta: vocês estão vendo o que eu estou vendo? Como se quisesse testar ou confirmar seu momento de epifania. Ela tem a certeza de que se, por algum artifício, seu comentário fosse enfático, o estranhamento desapareceria em troca de uma caricatura rápida e óbvia. Para tanto é preciso ter cuidado para mostrar somente o essencial." (JAILTON MOREIRA). Disponível em: https://luisabrandelli.com/Texto_Jailton_Moreira , Acesso em 28 de julho de 2022.