-
Paleta
- Voltar
Miniatura
Compartilhe
Número de registro
MAC1228
Título
Paleta
Autoria
Ano
2012
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
60 x 108,5 cm
Texto para etiqueta
ISABEL RAMIL
(Rio de Janeiro/RJ, 1989)
Paleta, 2012
Fotografia sobre papel
60 x 108,5 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2022
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
A fotografia Paleta, de Isabel Ramil, é uma imagem enigmática. Em uma primeira mirada, não é possível identificar o que temos diante dos olhos: alguns enxergam um rio turvo ou uma poça de lama, outros, uma imagem muito próxima da terra ou muito distante do espaço. Aos poucos, com a pista do título e um olhar que busque esmiuçar o que vê, podemos então perceber que paleta, para além daquilo que significa no universo das artes, ou seja, local onde o pintor dispõe suas tintas, também quer dizer um corte de carne, o que de fato temos diante de nossos olhos incrédulos. Nesse momento, quando reconhecemos no trabalho de Isabel sua capacidade de encapsular sentidos tão divergentes - a obra fala simultaneamente de pintura, de textura, de cores, de luz e de sombras e também de hábitos regionais, da objetificação de corpos, de desejo, de repulsa - percebemos que uma imagem, uma obra de arte, pode ter pulso, vibração, energia vital e viver ela também a complexidade da existência.
Autoria
Exposições e prêmios
- Exposição: Outro Museu: As Doações Recentes ao Acervo do MACRS. Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, Caxias do Sul, RS, 2014.
|- Exposição: Outro Museu: As Doações Recentes ao Acervo do MACRS. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), UFPEL, Pelotas, RS, 2014.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre, RS, 2022.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Pelotas, RS, 2022.
|- Exposição: Outro Museu: As Doações Recentes ao Acervo do MACRS. Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, Caxias do Sul, RS, 2014.
|- Exposição: Outro Museu: As Doações Recentes ao Acervo do MACRS. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), UFPEL, Pelotas, RS, 2014.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre, RS, 2022.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Pelotas, RS, 2022.
Histórico de publicações
BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p. 134. Catálogo de Acervo.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
Paleta, 61 x 110, 2012. Disponível em: http://cargocollective.com/isabelramil/Fotografia . Acesso em 26 de abril de 2022.
"Essa foto, muito diferente do vídeo Coca cola era era, foi uma dessas coisas que dá certo sem querer. Tem quem veja espaço estrelado, constelação, tem quem veja rio correndo... Eu nunca vi espaço, só rio.Não me lembro exatamente da situação em que foi tirada essa foto, mas sei que foi um churrasco na mesma fazenda do coca cola. E chuto que foi o fascínio pelos brilhos na carne mesmo que motivou o registro. Porque é muito diferente ver carne assando nessas churrasqueiras de tonel, tu vê a carne realmente... e o fogo, e bate sol, é muito bonito. Daí tem o título, Paleta. Que é uma brincadeira com a paleta do artista. A carne assando era realmente uma paleta de ovelha. E eu não sei se na época eu achei isso, mas agora eu acho que tem uma oleosidade no aspecto da imagem. Não tem muito mais o que eu possa falar. Acho que é uma imagem dessas que parte de poucas "ideias" mas que pode sugerir várias. Uma dessas felicidades do acaso" (RAMIL, 2022)