Selecionada no Edital “Chamada Aberta” do MACRS, Testemunhos da Terra, das artistas e pesquisadoras Anelise De Carli e Camila Proto, resgata e fabula indícios da ocupação Guarani em uma capital gaúcha que viveu uma catástrofe climática. A exposição explora as memórias soterradas da ocupação milenar Guarani no território, um passado profundamente conectado ao presente, embora seja frequentemente tratado sem o devido protagonismo. A proposta procura despertar a imaginação para as possibilidades de criação de uma nova narrativa sobre a cidade, depois da experiência radical das enchentes de maio de 2024.
Por meio de uma combinação de investigação artística e científica, as artistas propõem um exercício de fabulação, em que objetos e fragmentos cerâmicos – imaginados como resquícios da presença Guarani – emergem de um território inundado. A exposição é o resultado de estudos arqueológicos, antropológicos e históricos realizados por De Carli e Proto, que também são pesquisadoras acadêmicas. Esses indícios fictícios procuram encorajar os visitantes a refletir sobre as fronteiras entre ciência e arte, questionando o que consideramos como verdade ou ficção.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.