A iniciativa é uma continuidade dos movimentos realizados em 2020 pela instituição, que resultaram na publicação do catálogo e do acervo online. Através da mostra, o Museu pretende aproximar seu público do processo de documentação e pesquisa realizado pela equipe, trazendo para dentro da galeria materiais como catálogos, livros, convites de exposições e vídeos utilizados ao longo da catalogação. Foram escolhidas quatro obras a fim de exemplificar a diversidade presente no acervo e os diferentes métodos de organização dentro do sistema do Tainacan, que contribui para a preservação e comunicação da produção cultural na Internet, por meio da gestão e compartilhamento de acervos. Serão apresentados a litografia "Oitenta Qualidades" (2014) e uma pintura em grafite (1988) da artista Élida Tessler, a escultura "Deleitar-se um pouco com os brilhos" (2000), de Téti Waldraff e a fotografia "Espaços para esconderijos" (1973-1975), de Carlos Pasquetti.
A concepção da exposição teve relação direta com o setor educativo do Museu e o Centro de Desenvolvimento da Expressão - CDE. Além da ação educativa “Roteiro de Perguntas”, a ser realizada no dia de abertura da mostra e que pretende investigar, junto do público, as obras apresentadas, “Relações de pesquisa: acervo MACRS em rede” também dispõe de um espaço especialmente destinado ao setor educativo, com o intuito de instigar a curiosidade dos visitantes e inspirar novas possibilidades museológicas.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.