Descrição
Com curadoria do artista Giorgio Ronna, a mostra tem como eixo as colaborações entre as artistas Elaine Tedesco, Lucia Koch e Marion Velasco, que resultaram em experimentações com videoperformances e fotoperformances e no primeiro projeto de pesquisa prática nessa área no estado, no final dos anos 80.
De acordo com o curador, “o projeto foi revisitado com a publicação ‘Estúdio 88: documentação de videoperformances’, de 2020, que, organizada por Elaine Tedesco e Lu Rabello, recebeu o 14º Prêmio Açorianos de Artes Visuais, na categoria Destaque Publicações on-line. O Estúdio 88 foi um laboratório de experimentações em videoperformance encabeçado por Elaine, Lucia e Marion, que aconteceu no Instituto de Artes da UFRGS, envolvendo jovens artistas, músicos, atores e bailarinos, nos anos 1988 e 1989. A publicação resgata este acervo para contar um pedaço da história da videoarte no sul do país, como forma de complementar o que aconteceu na cena brasileira da arte contemporânea.
Durante o processo de pesquisa para a exposição, os vídeos foram revistos pelas artistas, digitalizados, tiveram imagens regravadas e editadas e novos sons incluídos. Além deles, a exposição apresenta fotografias inéditas como capturas de vídeos fotografados no período, diretamente das telas de TV, documentações de ações feitas em slide e filme, fotoperformances…“Hora de Dançar” também traz a público um conjunto de documentos que reflete a filosofia das artistas na época através de convites, capas de VHS e anotações, sugerindo um panorama daquele tempo através de recortes de jornal, fotos e colagens.