-
Entre Museus: percurso de mediação
- Voltar
Título
Entre Museus: percurso de mediação
Tipo de atividade
Ano
2023
Período
Início
25/08/2023
Realização
Realização: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
Descrição
Sabia que no Palácio Piratini existe o Memorial da Legalidade? E já imaginou visitar esse espaço tão especial, onde foi realizada uma remontagem de um dos pontos mais históricos do Movimento: a Rádio da Legalidade?
Então olha só o que o Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) e o Palácio Piratini estão organizando: em uma parceria entre o setor educativo do MACRS e a mediação do Palácio, no dia 25 de agosto, às 16h, acontece a 2ª edição da atividade “Entre museus: percurso de mediação”.
A mediação terá início no Palácio Piratini, onde o público poderá conhecer um pouco mais sobre o Movimento da Legalidade, revivendo esse momento histórico e vendo de perto como funcionava a Rádio da Legalidade, assim como documentos e fotografias da época.
A continuação será na exposição “EL CIELO POR ASALTO”, com curadoria de Juliana Proenço, no MACRS - Galeria Sotero Cosme, 6º andar da CCMQ. A mostra explora o acervo do Museu tomando como motor poético/político o Movimento da Legalidade que, encabeçado pelo então governador Leonel Brizola, garantiu a posse do vice-presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros, em meados de 1961.
A proposta da atividade é estabelecer relações entre esse momento histórico do Rio Grande do Sul, reproduzido no Palácio Piratini, com as narrativas artísticas da exposição “EL CIELO POR ASALTO”
Contagem de público
16
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.