Descrição
O projeto “Através da Imagem” é realizado pela UERGS desde 2015 como extensão universitária, sempre no mês de agosto – quando se celebra a Fotografia –, oferecendo exposição fotográfica, encontro com artistas e teóricos da área e oficinas práticas. A cada ano tem uma nova curadoria, apresentando uma nova exposição, com obras e artistas diversos, sempre sediada na Galeria Loíde Schwambach, na Fundação Municipal de Artes de Montenegro.
“Através da Imagem: Mulheres artistas no acervo do MACRS” traz obras em fotografia de 21 artistas fotógrafas que compõem o acervo do Museu de Arte Contemporânea no Rio Grande do Sul. São obras diversas, onde as artistas captam temas variados, desde cenas cotidianas em lugares íntimos ou públicos, realizam fotoperformances onde o seu corpo é o foco, ou ainda, retratam belas paisagens. “A exposição é a primeira ação do IEAVI e do MACRS para celebrar a chegada da UERGS na CCMQ, após a assinatura do Termo de Cooperação entre Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) com a finalidade de fomentar e ampliar as atividades culturais e educativas em espaços de instituições estaduais vinculadas à Sedac.” explica Adriana Boff, diretora do IEAVi e MACRS.
A exposição foi elaborada na confluência de pensamentos, ações e proposições, ao mesmo tempo que o movimento para iniciar os cursos de Artes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs foi se concretizando, iniciando um novo ciclo na cidade de Porto Alegre. “No sentido de ampliar ainda mais as possibilidades do projeto, neste ano, um passo a mais foi dado e, a partir do convite da Adriana Boff, diretora do MACRS, focamos o olhar no acervo de fotografias do museu para elaborar esta exposição, que acontece em uma das galerias do IEAVi, na CCMQ, que a partir de 2023 nos acolhe, os cursos de Artes, totalmente”, menciona a curadora Mariane Rotter.