-
Sem título
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC0906
Título
Sem título
Autoria
Ano
2019
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
232 x 120,5 cm
Notas descritivas
A obra, sem título, realizada em 2019, é um trabalho de técnica mista sobre tecido de algodão em um chassi/bastidor de madeira com 232 x 120,5 cm. De um lado, o trabalho apresenta uma composição abstrata em cores e texturas. O fundo predominante é um tom pastel de verde menta, mesclado com áreas de branco e lilás. Sobre essa base, há pinceladas expressivas e manchas irregulares de cores vibrantes, como rosa, azul e marrom. As formas são fluidas e orgânicas, algumas com contornos mais definidos e outras que parecem se dissolver no fundo. Linhas finas e com volume em preto, verde escuro e marrom serpenteiam pela tela, sugerindo movimento. A textura da pintura é evidente, com camadas de tinta aplicadas de maneira espessa e outras áreas com um aspecto mais diluído e escorrido. Pequenos respingos e gotejamentos adicionam movimento e volume à obra.
Do outro lado, podemos acessar o que seria a parte de trás da tela da pintura anterior. Há uma estrutura de madeira que sustenta a tela, com quatro travessas horizontais reforçando e dividindo com tamanhos diferentes o quadro. A madeira da estrutura tem um tom natural e cru, com algumas marcas visíveis. Na parte inferior apresenta uma curvatura, o que pode indicar algum tipo de tensão na tela. O tecido apresenta manchas sutis e difusas de tinta em tons de rosa, roxo, azul, bege, verde e preto, espalhadas de forma orgânica e suave. As manchas são o resultado de tinta que atravessou a tela principal, tendo algumas delas uma aparência aguada e translúcida. Há também marcas sutis de escorrimento, especialmente em algumas áreas onde a tinta roxa e rosa desceu em pequenas gotas.
Palavras-chave
Texto para etiqueta
FELIPA QUEIROZ
Porto Alegre, RS, Brasil, 1995
Sem título, 2019
Técnica mista sobre tecido de algodão, 232 x 120,5 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2021
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
“O trabalho foi feito durante minha residência no Linha, do qual fui bolsista, na ocasião fui presenteada com esses chassis com algodão cru, quando fui "tratar" o material, por causa da maneira que eu lido com minhas ferramentas, a base acrílica veio manchada; percebi que eu pintava enquanto tratava a pintura. Nesse sentido, naquele momento, eu estava um pouco subvertendo essa noção de etapas pictóricas, mas foi acidental. Depois de perceber esse processo eu comecei a elaborar de maneira mais lucida como seria essa composição. Quando achei que tinha um "bom grupo de manchas em uma boa disposição" decidi que iria aplicar tinta direto do tubo, criando essas "minhoquinhas" que também são um comentario sobre a pintura enquanto prática, no sentido que eu pintei usando desse resultado mecânico de espremer tinta para fora do tubo. Esse resultado me lembrou daquele efeito óptico de quando apertamos os olhos e vemos algo como "minhoquinhas coloridas". A pintura também espalhou para o verso de maneira que eu faço questão que essa obra seja sempre exposta de um jeito que o espectador possa circular em torno do trabalho.” Felipa Queiroz, via e-mail
Exposições e prêmios
Exposição - "Teoria da Fumaça", Fundação Força e Luz. (2021)
|Acervo em Foco: Felipa Queiroz, Galeria Tatata Pimentel, MACRS, 2025