-
Carrossel de Inverno
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC1635
Título
Carrossel de Inverno
Autoria
Ano
2012
Denominação
Material/Técnica
Dimensões
155 x 106 x 106 cm
Notas descritivas
A escultura é a fusão entre um gira-gira e um aquecedor de área externa a gás. Os elementos relacionados ao brinquedo do parque infantil são em amarelo e azul e os do aquecedor, em vermelho e preto. O gira-gira tem a base em MDF composta por seis chapas em formato trapezoidal com pintura na cor amarela. Elas estão sobrepostas a seis barras de ferro com pintura eletrostática em azul que se encontram na barra metálica vertical na cor vermelha. Há uma estrutura em grelha tridimensional de ferro em azul que supostamente permite à criança se segurar no brinquedo sem cair durante o giro. Ao final da barra vermelha, há o fechamento em cone metálico também em vermelho, estrutura do aquecedor. A base tem duas barras metálicas dispostas em formato de cruz grega na cor vermelha. De um lado da base sai uma mangueira de gás na cor preta.
Palavras-chave
Texto para etiqueta
LEONARDO FANZELAU
(Porto Alegre/RS, 1983)
Carrossel de Inverno, 2012
Série Passatempos Ocasionais
Ferro com pintura eletrostática, 155 x 106 x 106 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista, 2020
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
Carrossel de Inverno, pertencente à série Passatempos Ocasionais, une dois objetos que não fazem parte de um universo comum. Fruto de uma pesquisa iniciada no trabalho de conclusão, em 2008, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fanzelau utiliza como referência conceitual o estranhamento do surrealismo. O gira-gira de um parque infantil não parece compatível com o aquecedor de ambiente externo. O instrumento de divertimento unido a um elemento perigoso por estar vinculado ao gás de cozinha apresenta incompatibilidade funcional. De igual forma parecem se apresentar algumas relações em que o oprimido e o opressor convivem em um mesmo espaço mascarado por formas e coloridos que persistem em manter uma subordinação. Nesse sentido, a obra convida à reflexão sobre os relacionamentos, as convivências e seus modos de sobreposições.
Autoria
Comentários/Dados históricos
Passatempos Ocasionais é um projeto desenvolvido em 2008 como trabalho de conclusão para o curso de Artes Visuais da UFRGS. O principal objetivo foi a construção de peças híbridas resultantes da aproximação de universos a princípio incompatíveis - brinquedos de playground e aparelhos de tortura. Estes dois tipos de objetos foram unidos de modo que formassem uma peça de aparência familiar (sem motivos evidentes para o estranhamento) num promeiro momento, mas que posteriormente revelasse a verdadeira natureza de suas partes. Aliada a esta preocupação formal de disfarçar a anormalidade do brinquedo através da pintura e acabamento, a vontade de apresentar algo com características que dificultassem a sua definição. Uma peça constituída de fatores que disputam a atenção de quem a examina, configurando o dilema: playground pervertido ou tortura domesticada.
Fonte: Site do Artista. Disponivel em https://obras-leonardofanzelau.blogspot.com/2011/03/passatempos-ocasionais.html Acesso em 15/07/2024
Exposições e prêmios
Exposição Idades Contemporâneas, galerias Sotero Cosme e Xico Stockinger, MACRS, 2012
|DivertiDor, Acervo em Foco - MACRS, Museu Julio de Castilhos, 2024