-
Um Edifício
- Voltar
Miniatura

Compartilhe
Número de registro
MAC0342
Título
Um Edifício
Autoria
Ano
1987
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Dimensões
240 x 43 x 8,5 cm
Texto para etiqueta
JAILTON MOREIRA
(São Leopoldo, RS, 1960)
Um Edifício, 1987
Acrílica, esmalte e pastel seco sobre tela
240x43x8,5 cm
Doação artista
Aquisição
Doação artista
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
Realizada no final da década de 1980, a obra Um edifício, de Jailton Moreira, dialoga com experiências artísticas de então, voltadas à experimentação de suportes e, ao mesmo tempo, com a verticalização das grandes cidades, em curso no país em função da perspectiva neoliberal da noção de desenvolvimento urbano. Nesse sentido, podemos compreender esta obra como uma pintura em três dimensões, ou uma pintura objeto. Isso se dá pois a estrutura de madeira construída para a tela possui uma espécie de vértice central em ângulo que se projeta da peça intensificando a percepção volumétrica do edifício. Tal configuração estrutural, associada ao fato de que a obra deve ser encostada na parede junto ao chão do espaço expositivo, contribui para que o trabalho assuma, assim como sua própria imagem, uma inusitada aparência de objeto intruso, fora de lugar.
Autoria
Comentários/Dados históricos
A obra “Um Edifíco” (1987) é de autoria do artista Jailton Moreira (1960, São Leopoldo/RS) e foi doada ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) pelo artista no dia 06 de julho de 1992. A obra participou da exposição inaugural do núcleo de acervo do MACRS, em 1992, e da mostra itinerante “A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS”, com curadoria de Ana Maria Albani de Carvalho, que aconteceu entre 2011 a 2014.
Exposições e prêmios
- Exposição: Exposição Inaugural - Núcleo de Acervo. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre, RS, 1992.
|- Exposição: O Olhar Contemporâneo - Descentramento e Posição. IEAVi, Porto Alegre, RS, 1993.
|- Exposição: O Acervo Contrastes. Galeria Sotero Cosme, no Museu de Arte Contemporânea (MACRS), 6º andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 2010.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Galeria Sotero Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 2011- 2012.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Casarão número 6, Pelotas, RS, 2013.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Da Maya Espaço Cultural, Bagé, RS, 2013.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, MAVRS/UPF. Passo Fundo, RS, 2013.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Estação da Cultura, Museu de Arte de Montenegro, Montenegro, RS , 2014.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. Museu de Arte de Santa Maria, MASM, Santa Maria, RS , 2014.
|- Exposição: A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo MACRS. SESC Lajeado, Lajeado, RS, 2014.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre, RS, 2022.
|- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS, Recorte Corporificações. Galeria Municipal de Arte Gerd Bomheim, Caxias do Sul, RS, 2022.
Histórico de publicações
FIDELIS, Gaudêncio [org]. O Olhar Contemporâneo - Descentramento e Posição, do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Estadual de Artes Visuais, Museu de Arte Contemporânea, Porto Alegre, 1993, 64 páginas. Catálogo de exposição.
|CARVALHO, Ana [org]. A MEDIDA do gesto: um panorama do acervo do MACRS. Secretaria do Estado da Cultura, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. 64 páginas. Catálogo de exposição.
|BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p. 137. Catálogo de Acervo.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
"O Torreão, espaço criado para ser ateliê dos artistas, Elida Tessler e Jailton Moreira, mas que possuía outra função: pensar a arte contemporânea em todas as suas manifestações, criando diálogos, debates e exposições. O Torreão atuou por 16 anos, de 1993 a 2009, e constituiu-se num importante lugar para a arte, trazendo artistas expressivos do cenário regional, nacional e internacional. Como iniciativa coletiva de artistas, destacou-se por ter um posicionamento capaz de questionar as instâncias institucionais e abrir possibilidades para apresentar a arte de maneiras instigantes, destacando as intervenções realizadas no espaço denominado Torre. Ofereceu cursos sob a orientação de Jailton Moreira e se impôs no cenário nacional, influenciando outros coletivos de artistas. No período inicial de suas atividades, dialogou com MAC/RS e foi um espaço que contribuiu para a renovação do sistema de artes local". (MACHADO, 2011, p. 09-10). Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/5200/MACHADO%2C%20ANA%20MERI%20%20ZAVADIL.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso 22 de abril de 2022.
|"A Medida do Gesto apresentou obras de 29 artistas do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, em uma parceria com alunos e professores do Departamento de Artes Visuais da UFRGS". Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/118422 . Acesso em 10 de maio de 2022.