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Vinho Duplo
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Miniatura
![](https://acervo.macrs.rs.gov.br/wp-content/uploads/tainacan-items/1032/95356/MAC1874_Lucia-Koch-205x120.jpg)
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Número de registro
MAC1874
Título
Vinho Duplo
Autoria
Ano
2003
Denominação
Material/Técnica
Suporte/Mídia
Papel > Papel Fotográfico | Plástico > PS
Dimensões
300 x 400 cm
Texto para etiqueta
LUCIA KOCH
(Porto Alegre, RS, 1966)
Vinho Duplo, 2003
Série Fundos
Impressão digital sobre papel fotográfico adesivado em poliestireno, 300 x 400 cm
Aquisição por compra e doação AAMACRS / Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 2010, Funarte
Aquisição
Aquisição por compra e doação AAMACRS / Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 2010, Funarte
Créditos da fotografia
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Textos críticos
Texto Crítico
A obra Vinho Duplo faz parte da série Fundos, desenvolvida por Lúcia Koch desde meados dos anos 2000. Nesta série, Lúcia fotografa o fundo da parte interna de embalagens de produtos como macarrão, leite, biscoito e, por meio da luz, transforma esses diminutos recipientes em espaços arquitetônicos. A escala dos trabalhos, frequentemente agigantada, provoca uma instabilidade na relação entre o espectador, a imagem e o espaço físico onde a obra se encontra, criando uma espécie de continuidade entre a fotografia e a arquitetura. Muitas vezes, como na obra presente no MACRS, essas embalagens possuem recortes ou furos que se assemelham a elementos como cobogós ou treliças, projetando sombras que desenham no espaço da caixa a passagem de um tempo remoto, expandido para o presente da experiência com a obra.
Autoria
Comentários/Dados históricos
A obra é datada de 2003, de autoria da artista Lucia Koch (1966, Porto Alegre/RS), e intitulada “Vinho Duplo”. A imagem faz parte da série de fotografias denominada “Fundos”, criada em 2001, que consiste em fotografar interiores de caixas de papelão em que alimentos (vinho, leite, bolacha, suco, espaguete) são comercializados.. Essas imagens, muitas vezes impressas em grandes dimensões, ao serem dispostas em espaços expositivos, tornam-se extensões virtuais do mesmo. Para que essa experiência do visitante seja ainda mais imersiva, a artista solicita que na instrução de montagem a obra fique, até, 5 cm do chão, desta maneira reforçando a ilusão arquitetônica. A grandiosa foto da série "Fundos" de Lucia Koch foi doada ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), por meio da Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (AAMACRS), após a associação adquirir as obras através do projeto “MAC-21”, que teve curadoria de Paulo Gomes, na seleção dos artistas e das obras. O projeto “MAC 21” recebeu o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, em 2010, e foi executado entre 2011-2012. Prêmio este, que teve como objetivo a aquisição de obras destinadas ao preenchimento de lacunas pontuais em acervos de instituições museológicas, públicas e privadas. A obra selecionada, de acordo com o curador do projeto, traz uma imagem a um só tempo realista e fantástica, que conjuga dois interesses claros ao artista: a arquitetura e a luz. A obra foi apresentada ao público, como acervo do museu, na exposição "MAC 21 - Um Museu do Novo Século", entre 16 de dezembro de 2014 a 08 de março de 2015, com curadoria de Paulo Gomes, sendo ela considerada uma das mais importantes exposições da história do museu.
Exposições e prêmios
- Exposição: Matéria Difusa - Um olhar sobre a coleção MACRS. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre, RS, 2022.
|- Exposição: Arte Contemporânea RS. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6 º andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 2020- 2021.
|- Exposição: MAC 21 - Um Museu do Novo Século. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), 6° andar, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre, RS, 2014-2015.
Histórico de publicações
KOCH, Lucia. Crítica, Lucia Koch / [Moacir dos Anjos ; versão para o inglês Renato Rezende], Aeroplano, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: https://www.colecaoartebra.com/_files/ugd/6e80d1_05bfb449b2ec4704808a3cbbc6935882.pdf ,Acesso em 08 de abril de 2022.
|ANJOS, Moacir dos. 1963- Crítica, Moacir dos Anjos / [coordenação da série e apresentação Luiza Mello & Marisa Mello], Automatica, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.automatica.art.br/images/arte_bra_moacir_dos_anjos_mail.pdf. Acesso em 08 de abril de 2022.
|BULHÕES, Maria; PELLIN, Vera; VENZON, André [org]. Catálogo acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 1. ed. Digrapho Produções Culturais, Porto Alegre, 2021. p. 163.
|GOMES, Paulo. O Projeto MAC-21: Compartilhando uma experiência de exceção. Porto Alegre/Brasil, 2017. 12 páginas.
Eventos relacionados
Mídias relacionadas
"Entre esses outros aparatos, destacam-se as fotografias, iniciadas em 2001 e reunidas sob o título genérico Fundos, que a artista fez de interiores de caixas de papelão em que alimentos (leite, bolacha, suco, espaguete) são comercializados, as quais são depois impressas em dimensões agigantadas. Quando expostos em salas de museu ou galeria, os ambientes internos e quase nunca reparados de embalagens feitas para o manuseio apressado da mão se transmutam, por meio de suas imagens ampliadas, em paisagens estranhas e incontornáveis, com frequência da altura de uma parede inteira. Ao desordenar a esperada hierarquia escalar entre aqueles objetos e a extensão das superfícies que suas imagens ocupam nessa série, Lucia Koch desassocia, momentaneamente, as fotografias de seus referentes imediatos, assemelhando-as a perspectivas de lugares inventados". (ANJOS, 2010, p. 159). Disponível em: http://www.automatica.art.br/images/arte_bra_moacir_dos_anjos_mail.pdf. Acesso em 08 de abril de 2022.
|"Em Fundos, Lucia Koch explora as características arquitetônicas de objetos cotidianos. A artista fotografa interiores de caixas de papelão utilizadas para embalar alimentos, bebidas e outros itens. Essas imagens, muitas vezes impressas em grandes dimensões ao serem dispostas em espaços expositivos, tornam-se extensões virtuais do mesmo. A transformação pela escala e o ângulo em perspectiva criam o efeito de um lugar inventado, cujos furos e aberturas das embalagens reforçam a ilusão arquitetônica.Fundos sintetiza métodos e questões estruturantes da prática de Koch, alicerçada na relação entre arte e arquitetura e na utilização de objetos banais para criar efeitos e espaços, virtuais ou reais, capazes de renovar nosso olhar sobre essas diferentes espacialidades, levando-nos a ampliar o modo como percebemos o ambiente". Disponível em: https://nararoesler.art/exhibitions/204/. Acesso em 08 de abril de 2022.
|"No ateliê de Lúcia Koch (Porto Alegre, RS, 1966), vimos uma sequência de trabalhos desenvolvidos nos últimos anos, que têm a luz como principal elemento. Artista de grande inventividade, sua fotografia é um modo, dentre tantos outros utilizados pela artista, para captar a luz e torná-la mais do que um elemento construtor, a própria essência do trabalho. Era uma artista inexplicavelmente sem representatividade nas coleções locais. A escolha de um trabalho para compor a coleção do MAC transformou-se numa espécie de quebra cabeça: qual a obra que melhor representaria sua trajetória? Qual obra seria a mais significativa considerando a visibilidade que seu trabalho tem mantido entre nós? A escolha foi feita por conciliação: dentre as possibilidades apresentadas ficamos com uma das grandiosas fotos da série Fundos, uma imagem a um só tempo realista e fantástica, que conjuga dois interesses caros ao artista: a arquitetura e a luz". (GOMES, 2017, p.06). Disponível em: http://academiademedicinars.com.br/wp-content/uploads/2021/08/2.3.-Museu-de-Arte-Contempor%C3%A2nea-do-Rio-Grande-do-Sul-MACRS-1.pdf. Acesso em 07 de abril de 2022,
|"O trabalho de Lucia Koch investiga questões relativas ao espaço e propõe novas formas de experiênciá-lo. A artista estabelece um intenso diálogo com a arquitetura – tanto pelo modo como suas obras interferem nos lugares onde são instaladas quanto pela criação de espaços imaginários a partir de objetos banais, o que desafia e reorienta a percepção do espectador. Nas palavras do crítico e curador Moacir dos Anjos, a artista “reorganiza a compreensão visual de espaços [...] e estabelece um sentido público para o trabalho, seja pela negociação envolvida em seu processo, seja pelo desconcertante efeito que causa”. A partir de filtros, tecidos e outros anteparos, ela joga com a luz e seus efeitos cromáticos, sempre tensionando as relações entre o dentro e o fora, a transparência e a opacidade na criação de atmosferas únicas e sensíveis. Desde 2001, Koch fotografa interiores de caixas e embalagens vazias, que sugerem extensões virtuais dos locais onde as obras são instaladas. Esse conjunto de imagens opera fundamentalmente a partir de jogos de escala, em que o pequeno se torna imenso e habitável, indagando, assim, sobre as condições capazes de transformar o espaço em lugar e se aproximando, cada vez mais, de uma pesquisa pouco ortodoxa no campo da arquitetura". Disponível em: https://nararoesler.art/artists/46-lucia-koch/. Acesso em 08 de abril de 2022.
|Entrevista com o professor, crítico e curador Agnaldo Farias sobre a obra de Lúcia Koch para a Editora FTD. "Lucia Koch: a poética dos espaços". 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b5h9AXlwzwQ. Acesso em 08 de abril de 2022.