375 igrejas, santuário e catedral, 2023
Fotografias de igrejas das cidades (RS) em que o PL obteve maioria dos votos para presidente no 2º turno das eleições de 2022, pregos e luz
Dimensões variáveis
Doação artista
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Comentários/Dados históricos
Em Frederico Westphalen conta-se que na noite em que foi instaurada a ditadura militar os sinos da Catedral tocaram saudando o regime e comemorando o fim da ameaça comunista. Quando da abertura, um militante tentou comemorar o retorno da democracia tocando os sinos, mas acabou impedido. Dentro de uma das torres desta catedral, em frente a um vitral, fotografo uma placa de vidro sobre a qual decalco as palavras do narrador deste episódio. Esta fotografia, impressa em backlight, está no interior da parede e pode ser vista através de um orifício no drywall.
Sobre o plano da parede estão transpassados 80 pregos, dispostos em nove linhas por nove colunas, sobre os quais estão cravados 374 santinhos com imagens de igrejas das cidades do interior do RS em que o PL venceu no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Metade deles está visível, enquanto a outra metade está exposto pelo verso. Como os santinhos estão dispostos de modo aleatório, a disposição pode remeter a espetos para papel senha.
Num intervalo entre os pregos há uma furo de cerca de 2,5 cm de diâmetro através do qual se vê um detalhe de um ornamento do vitral da catedral de Frederico Westphalen. A fotografia, impressa em backlight, emite luz e sugere que o visitante se aproxime. É necessário flexionar um pouco os joelhos e posicionar o olho próximo do orifício para encontrar aquele episódio descrito no primeiro parágrafo.
Exposições e prêmios
El Cielo por Asalto, Galeria Sotero Cosme, MACRS, 2023