Realização Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
|
Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CEEE Equatorial e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução. A atividade integra a pesquisa de pós-doutoramento de Nilza Colombo, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS, sob a supervisão de Fernanda Albuquerque.
Ser/Estar integra o projeto Acervo em Foco, promovido pelo MACRS e, nesta edição, são apresentadas obras da série Meu ponto de vista, de autoria de Mariane Rotter (natural de Ijuí/RS, 1975, radicada em Porto Alegre). A série é o trabalho de uma artista cuja estatura alcança 130 centímetros de altura. A fotografia de banheiros a partir do seu nível de observação revela um mundo em descompasso com seu corpo. Em meio à diversidade de elementos, um instrumento denuncia o impedimento desse corpo de ser/estar na cena do espaço: o espelho. Por meio dele, Mariane Rotter convida o observador a perceber e vivenciar o seu ponto de vista.
Seguindo a proposta da artista, a expografia altera o eixo convencional de acomodação das obras no espaço e o equipara à ação de observação de Rotter. Esse esforço do corpo pode possibilitar ao visitante de Ser/Estar uma experiência distinta de seu próprio ponto de vista.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.