-
Ser/Estar
- Voltar
Anexos
-
Ser / Estar
-
Ser / Estar
-
Ser / Estar
-
EV2024.33-2
-
EV2024.33-3
-
ADESIVO SER-ESTAR
Título
Ser/Estar
Tipo de atividade
Ano
2024 | 2025
Período
Início
19/12/2024
Término
02/03/2025
Artistas/Participantes
Curadoria
Realização
Realização Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
|Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CEEE Equatorial e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução. A atividade integra a pesquisa de pós-doutoramento de Nilza Colombo, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS, sob a supervisão de Fernanda Albuquerque.
Origem das obras
Descrição
Ser/Estar integra o projeto Acervo em Foco, promovido pelo MACRS e, nesta edição, são apresentadas obras da série Meu ponto de vista, de autoria de Mariane Rotter (natural de Ijuí/RS, 1975, radicada em Porto Alegre). A série é o trabalho de uma artista cuja estatura alcança 130 centímetros de altura. A fotografia de banheiros a partir do seu nível de observação revela um mundo em descompasso com seu corpo. Em meio à diversidade de elementos, um instrumento denuncia o impedimento desse corpo de ser/estar na cena do espaço: o espelho. Por meio dele, Mariane Rotter convida o observador a perceber e vivenciar o seu ponto de vista.
Seguindo a proposta da artista, a expografia altera o eixo convencional de acomodação das obras no espaço e o equipara à ação de observação de Rotter. Esse esforço do corpo pode possibilitar ao visitante de Ser/Estar uma experiência distinta de seu próprio ponto de vista.
Contagem de público
3.240
Mídias relacionadas
Reportagem "O reflexo ausente nas fotografias da série “Meu ponto de vista”, de Mariane Rotter" de Marcelo de Souza Silva para o Jornal da Universidade, UFRGS, 20 de fevereiro de 2025. Disponível em https://www.ufrgs.br/jornal/o-reflexo-ausente-nas-fotografias-da-serie-meu-ponto-de-vista-de-mariane-rotter/ . Acesso em 28/02/2025.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Obras - Acervo MACRS
Eventos relacionados
Itens relacionados a este
Eventos
Eventos relacionados