-
Restauro ao vivo da obra de Nuno Ramos
- Voltar
Título
Restauro ao vivo da obra de Nuno Ramos
Tipo de atividade
Ano
2023
Período
Início
26/10/2023
Término
14/12/2023
Artistas/Participantes
Realização
Realização: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
Descrição
A partir do dia 26 de outubro e durante todas as quintas-feiras do mês de novembro, das 10h às 18h, a conservadora-restauradora do Palácio Piratini, Isis Fófano, e a restauradora Fernanda Rodrigues irão realizar o restauro ao vivo da obra “Sem Título” (1991), do artista Nuno Ramos, na Galeria Xico Stockinger, no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).
A atividade é gratuita e aberta ao público!
Após a realização do laudo técnico da obra e de conversas com o artista sobre as etapas de preservação e de restauro, foi elaborada a estratégia para os procedimentos que serão realizados pelas restauradoras nas próximas semanas.
A obra “Sem Título” (1991), de Nuno Ramos, é uma das primeiras a integrarem o acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Possuindo 2,20 x 3,80 x 0,50 m, a peça impacta pelas dimensões e pelos materiais que a compõem: espelhos, tecidos, folhas, plásticos, tintas, metais, resina e outros sobre madeira. É justamente a instabilidade dos materiais agrupados e o caráter experimental adotado na feitura do trabalho que interessa conceitualmente o artista. A obra é representativa da fase 1991-1994 de Nuno, época em que havia a preocupação de criar outras formas de se pensar a pintura, sendo um exemplar importante para a história da arte nacional.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.