Descrição
Segundo análise da produção de profissionais com diferentes formações, atuantes em diversos segmentos da área da fotografia, o PROJETO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA fora estruturado com o objetivo de fomentar pontualmente outras possibilidades do fazer artístico. Deste modo, foram consideradas as particularidades pertinentes à produção individual dos profissionais convidados, no que lhes havia de mais representativo e, em continuidade, lhes fora proposto vivenciar uma investigação diferenciada, porém autoral, na área de fotografia contemporânea, mediante o exercício desta. A significativa produção das imagens inéditas - especialmente concebidas para este projeto, deu origem à exposição PROJETO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA, etapa última e resultado deste processo realizado durante 04 meses, para o qual foram convidados os seguintes fotógrafos: Flávio Wild, Lucca Curtolo, Fabrício Simões, Ana Rocha, Douglas Fischer, Carlinhos Rodrigues, Iara Tonidandel, Paulo Mello, Manoel Petry, Karla Santos, Roberta Agostini, Hernando Salles e Andrea Ludwig Cocolichio.
O projeto de pesquisa fora estabelecido a partir de dois fragmentos distintos, diretrizes pontuais a nortear a produção das fotografias: massa de cor (portanto não de forma) e figura humana (todas as suas partes). Em sequência, este projeto de pesquisa fora consolidado enquanto prática reflexiva, uma oportunidade de repensar questões pertinentes à produção e os limites usuais: os parâmetros técnicos e conceituais vigentes. E, deste modo, cada profissional pode dissociar-se dos elementos e condicionantes usualmente vivenciados, mediante o exercicio de outras possibilidades da fotografia.
Transcorrido os quatro meses deste projeto, foram selecionadas relevantes fotografias que, juntamente com obras do acervo MACRS, integram a exposição coletiva PROJETO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA, a se realizar de 14 de setembro a 19 de novembro, nesta instituição. Embora esta exposição seja a última etapa deste projeto de pesquisa, este não se supõe concluso, tampouco assim se pretende, porém apenas disponibiliza, mesmo que pontualmente, algumas questões pertinentes às possibilidades de apropriação e concepção no âmbito da fotografia, as quais seguem a influenciar o processo criativo (e de produção) dos fotógrafos que vivenciaram este projeto de pesquisa.
Porto Alegre, setembro de 2017. Fábio André Rheinheimer - curador