Descrição
Exposição “NUNO RAMOS: Três Casas”
O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC RS) inaugura sua nova sede, localizada no 4º Distrito, com a exposição “Nuno Ramos: Três Casas”.
A mostra, com a curadoria de André Severo, revisita uma das obras mais marcantes do artista — apresentada apenas uma vez, em Belo Horizonte, em 2012 — e ganha nova vida em um contexto onde o íntimo e o universal se entrelaçam. Ocupando integralmente o espaço expositivo, três réplicas em tamanho real de casas que Nuno habitou ao longo da vida surgem como espectros de um passado carregado de memórias.
Como primeira exposição a ocupar a sede recém-inaugurada do MAC RS, um lugar que, assim como toda a região ao seu redor, foi impactado pelas águas do Guaíba na enchente de 2024 , a obra lança um questionamento sobre a ideia de lar. Nesse território simbólico, a casa deixa de remeter apenas a abrigo e permanência, mas também a uma zona de reverberação poética e emocional.
O artista propõe, no contexto do MAC no 4ª Distrito, uma reflexão sobre a perda como ponto de partida. Essas estruturas evocam não só o luto, mas também a força de reerguer o que foi destruído — são as casas que habitamos, perdemos, lembramos ou imaginamos, e que ainda guardamos como potências de recomeço.
Nuno Ramos é artista paulistano com mais de 40 anos de atuação nas artes visuais e na literatura, com reconhecimento nacional e internacional; André Severo, curador e artista gaúcho, desenvolve projetos experimentais em contextos artísticos do Brasil e do exterior.