-
MAC 21 ─ Um Museu do Novo Século
- Voltar
Anexos
-
EV2014.25
-
EV2014.25-1
-
EV2014.25-2
-
EV2014.25-3
-
EV2014.25-4
Título
MAC 21 ─ Um Museu do Novo Século
Tipo de atividade
Ano
2014 | 2015
Período
Início
17/12/2014
Término
01/03/2015
Curadoria
Realização
Prêmio Marcantonio Vilaça, AAMACRS, FUNARTE
|Realização: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
Origem das obras
Descrição
Considerado um Museu abandonado em janeiro de 2011, quando iniciou a atual gestão, o MACRS, não só renovou o acervo que lhe deu origem, como resgatou sua credibilidade como instituição pública dedicada a arte contemporânea. Criado pelo decreto nº 34.205 em 04 de março de 1992, é um órgão vinculado à secretaria estadual da cultura e tem por objetivo pesquisar, preservar e divulgar a arte contemporânea regional, nacional e internacional.
O projeto MAC 21 submetido ao Prêmio Marcantonio Vilaça* (FUNARTE/MinC, 2010) propunha aquisição de obras de diversos artistas e, no seu texto de apresentação, está explicitado que o critério para a aquisição das obras seria a sua representatividade dentro do contexto histórico de produção dos artistas escolhidos. Se considerarmos que há mais de duas décadas o acervo que deu origem ao Museu com cerca de 130 obras, foi pouco acrescido de trabalhos significativos da produção artística contemporânea brasileira, tornava-se fundamental projetar o MAC no séc. XXI entre os museus brasileiros similares, preenchendo lacunas de seu acervo em relação à história da arte recente em nosso país e democratizando o acesso do público à arte contemporânea.
Diante deste hiato histórico e após um cuidadoso olhar sobre a coleção existente, constatou-se a necessidade da elaboração de um projeto para novas aquisições de obras de arte contemporâneas de representativos artistas brasileiros. Com curadoria de aquisição do historiador da arte, professor Paulo Gomes, este trabalho resultou na composição de um novo e valioso acervo de trabalhos de 21 artistas contemporâneos brasileiros de reconhecida trajetória, de diferentes gerações, caracterizando uma visão ampla da arte contemporânea, com a inclusão de nomes consagrados, com carreiras iniciadas nas décadas de 1960 e 1970, artistas das gerações 1980 e 1990 e, finalmente, o terceiro grupo, daqueles surgidos nos século XXI, que têm um vínculo orgânico e consistente com a atualidade e que estão em plena potência criativa, são eles: Alfredo Nicolaiewsky, Carlos Pasquetti, Carlos Vergara, Cildo Meirelles, Denise Gadelha, Elaine Tedesco, Gil Vicente, Henrique Oliveira, Jorge Menna Barreto, Lucia Koch, Maria Lúcia Cattani, Nelson Leirner, Paulo Bruscky, Regina Silveira, Rochelle Costi,Rodrigo Braga, Rommulo Vieira Conceição, Rosangela Rennó, Saint Clair Cemin, Téti Waldraff e Walmor Correa. Conforme o curador Paulo Gomes “estabelecemos, como método de trabalho, que cada obra seria analisada levando em consideração: 1) a sua relevância intrínseca na carreira do artista; 2) a relevância da obra para o acervo do MACRS; 3) a representatividade do artista dentro dos acervos públicos do RS e, finalmente, 4) a complementaridade da obra do artista junto a este mesmo segmento. Trata-se de uma coleção de fotografias, vídeos, pinturas, esculturas e objetos excepcionais, que vem enriquecer a coleção do MACRS de modo significativo, atualizando-a e permitindo aos nossos públicos a convivência e a familiaridade com obras de elevada qualidade e representatividade da arte contemporânea produzida no Brasil”.
Em face deste outro Museu, mais aberto, comunicativo e abrangente, reafirmou-se a parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana, o maior e mais visitado centro cultural do Estado, e um dos mais populares do Brasil, para realizar esta exposição MAC 21 - UM MUSEU DO NOVO SÉCULO, que teve o constante apoio da Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS ─ proponente do projeto e doadora das obras para a formação deste novo acervo ─ e o patrocínio do Banco Renner, para publicação do catálogo artístico com a finalidade de registrar e divulgar as obras adquiridas para a sociedade.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Obras - Acervo MACRS
Título
3 Histórias - Hércules
Título
Espaços para esconderijos
Título
Poder
Título
Vendo com outros olhos
Título
Escada à beira da lagoa
Título
Cabine-nicho
Título
Escada
Título
Sem título
Título
Sem título
Título
Vinho Duplo
Título
Objetidão
Título
Fomiliar
Título
Certão
Título
Relachão
Título
Eulogio
Título
Suavisão
Título
Deusejo
Título
Um ponto ao Sul
Título
18 vezes
Título
Duchampbike
Título
Composições nos Fios - Partituras Mutantes
Título
Registros - Meu cérebro desenha assim
Título
Reflection
Título
Poema
Título
Via Crúcis
Título
Lumen
Título
Lumen
Título
Memoriazul - fragmento, backlight
Título
Memoriazul Print
Título
Transluz Print
Título
Quimera Print
Título
Mudanças (ascenção econômica)
Título
Provisão
Título
Leito
Título
Cozinha Banheiro
Título
Sem Título (Masturbadores)
Título
Esperando a Volta do Império
Título
Pato de quimono saindo da lagoa
Título
Deleitar-se um pouco com os brilhos



