Descrição
A coletiva, com curadoria da Ío, reúne artistas do Uruguai, Argentina e Brasil e visa especular como indivíduos das três nações contíguas criam, dentro da complexidade de uma cidade e de suas poéticas, estratégias de individuação; e também como narrativas pessoais se inserem e constroem nossa concepção e ação no mundo que nos cerca. No dia 20 (quarta), no mesmo horário e local, será realizada uma palestra com artistas, curadores os diretores das instituições envolvidas, sobre o conceito curatorial de Linde e as experiências de trocas entre os artistas.
O termo LINDE é compartilhado pelos idiomas espanhol e português, cujo significado remete a uma linha ou ponto, real ou imaginário, que marca a separação entre duas coisas, em especial entre dois territórios. A mostra é composta por fotografias, esculturas, vídeos, instalações, objetos e web art, tendo surgido na residência Sala Taller III, realizada no Espacio de Arte Contemporáneo (EAC), em Montevidéu/ Uruguai, em 2013. A primeira edição internacional do projeto contou a participação dos artistas Julia Masvernat, Juan Gugger e Leonello Zambón, da Argentina; Túlio Pinto e Ío - duo formado por Laura Cattani e Munir Klamt- do Brasil; além da uruguaia Magela Ferrero.
Esse grupo buscou expandir seu processo criativo por meio de uma rede de trocas internacionais, onde cada artista convidou outro de um dos países envolvidos. Assim, passou a existir o projeto Linde, composto por três exposições: Argentina, Uruguai e Brasil, totalizando 13 artistas dos respectivos países. A primeira etapa se realiza em Porto Alegre, com o título “LINDE – Cidade Especular”, sob a curadoria da Ío, e conta, além dos sete artistas do grupo original, com quatro convidados do Brasil, Argentina e Uruguai. São eles: Felipe Moraes e Nazareno Rodrigues (Brasil), Ignácio Rodriguez (Uruguai) e Luciana Lamothe (Argentina).