O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul convida para a mostra Insulares, com curadoria de Ana Zavadil (curadora-chefe do museu) e Letícia Lau (curadora-assistente do museu) e abertura no dia 28 de março de 2018, quarta-feira, às 19h, na salas Xico Stockinger e Sotero Cosme, ambas no 6º andar da Casa de Cultura Mário Quintana. A mostra ocorre paralelamente a 11ª Bienal do Mercosul e pode ser visitada de 29 de março a 10 de junho. A entrada é franca.
A exposição Insulares idealizada pelo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) para ser uma mostra paralela a 11ª Bienal do MERCOSUL, surge com o intuito de ampliar a visibilidade e legitimar parte da produção atual local, por meio de um pequeno recorte que inclui 95 obras de arte e 56 artistas, na sua maioria com trabalhos inéditos. É a maior exposição em número de obras que o museu já promoveu na gestão 2015-2018. Mário Röhnelt é o artista homenageado desta exposição por sua trajetória artística, ao lado de outros artistas com trajetórias já consolidadas e artistas emergentes, marcando um posicionamento político e democrático em relação à produção e à presença dessa produção no cenário local. O conjunto das obras apresentadas auxiliam na construção de uma identidade da arte rio-grandense, preservando a diversidade cultural e a singularidade de cada poética artística, única e rica em significados.
Segundo a curadora Ana Zavadil “O termo Insulares remete às palavras insula (latim) e isola (italiano), cujo significado é ilha. In-sulares quer dizer voltar-se para si mesmo ou para dentro. A palavra tem um sentido poético e ao mesmo tempo crítico. O “sul” que ela contém remete ao lugar de onde falamos. O título da exposição sugere que o conjunto de obras presentes falam da diversidade, pois cada uma em si é uma ilha em um universo que busca se relacionar”.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.