Descrição
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea do RS - MACRS, A Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (UFRGS), A Organização do Mundo Islâmico para Educação, As Ciências e a Cultura (ICESCO), por meio da Cátedra Arte e Natureza - Processos Híbridos inauguram na quinta-feira, dia 16 de março, a exposição Incertezas em Gaia. A coletiva, com participação de 09 artistas, que ocupam o MACRS nas Galerias Xico Stockinger e Virgílio Calegari, nos 6° e 7º andares da Casa de Cultura Mario Quintana - CCMQ e o no Espaço Nogueira, no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre.
Incertezas em Gaia, com curadoria de Sandra Rey, marca o início das atividades públicas da Cátedra Arte e Natureza, Processos Híbridos, no acordo de cooperação internacional firmado entre a Organização do Mundo Islâmico para Educação, Ciência e Cultura (ICESCO) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No momento em que o mundo contemporâneo atravessa uma crise ecológica, política, econômica, e social sem precedentes, como as incertezas que cercam nosso destino no Planeta fomentam, friccionam, provocam e impulsionam as práticas e os processos na arte? Sem a intenção de reunir trabalhos por afinidade formal ou conceitual, a proposta é atualizar modos de fazer e de pensar cenários e temas sobre incertezas que cercam a vida no planeta.
A mostra traz obras dos artistas Elaine Tedesco, Hala Al Khalifa, Hugo Fortes, Irineu Garcia, Nivalda Assunção, Siham Issami, Sandra Rey, Teresinha Barachini com diferentes meios - fotografia, vídeo, esculturas, objetos e instalações e Eliane Chiron (in memorian) com obras do acervo do MACRS.