Sobras, respingos e manchas: acidentes decorrentes do processo da pintura são tomados por empréstimo pelo artista Frantz. Figura conhecida do cenário das artes, o artista terá sua exposição “FRANTZ: O Ateliê como Pintura” inaugurada dia 06 de agosto, sábado, às 11h no Museu de Arte Contemporânea do RS, na galeria Xico Stockinger. Com curadoria de Paula Ramos, a visitação se estende até o dia 04 de setembro de 2011.
A apropriação é um assunto polêmico: em tempos de discussão sobre autoria e propriedade, a apropriação é uma realidade no campo da arte contemporânea. A curadora considera que este é um ponto que pode gerar dúvida, mas a discussão é valida. Ela entende que este exercício para o qual Frantz se propõe, reside no olhar.
Serão apresentadas telas de grande porte e livros confeccionados a partir do das superfícies de tecido e papel que recobriam ateliês de diversos artistas. Na exposição, o público terá a oportunidade de manusear os livros. Uma experiência sensorial que está muito além de revelar a textura das obras, conforme comenta o secretário Assis Brasil
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.