rtiDor, que acontece no Museu de Historia Julio de Castilhos, é a primeira ação do programa Acervo em Foco do MACRS a ser realizada fora dos espaços do Museu e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Nela são apresentadas as obras Peça 1, (2008), e Carrossel de Inverno, (2012), do artista visual Leonardo Fanzelau. Os trabalhos, que encontram acolhimento no Museu de História Júlio de Castilhos dá início a uma parceria entre os museus de arte contemporânea e de história, possibilitando o confronto que ultrapassa as estéticas temporais e tensiona a reflexão acerca dos comportamentos e posicionamentos sociais no presente, que podem ter origem no transcorrer da história.
As obras de Fanzelau, que suscitam a reflexão sobre os as relações entre o divertimento e a dor, chegam ao MHJC e se inserem no contexto da guerra, chamando ao diálogo os agentes que provocam e padecem as dores causadas por instrumentos criados para gerar sofrimento e tortura. Os canhões do acervo do MHJC foram instrumentos utilizados em conflitos vinculados a disputas de poder, apropriação de espaços, povos e culturas. Quem tem poder o manipula, quem se defende, escapa. Na guerra não há espaços para a neutralidade.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.