-
Caminhos e descobertas – Exposição Livros de artista
- Voltar
Título
Caminhos e descobertas - Exposição Livros de artista
Tipo de atividade
Ano
1995
Período
Início
30/11/1995
Término
31/12/1995
Artistas/Participantes
Juan Carlos Romero | León Ferrari | Líbero Badi | Luis Felipe Noé | Matilde Marin
Realização
MACRS , IEAV
|Apoio: Distribuidora Jota Pê - Vinhos e Sucos Finos; Objetiva Press; Atelier Das Massas
Origem das obras
Descrição
"Desde cedo, foi-nos ensinado que um longo caminho nos separa da civilização. Na escola, aprendemos que não só no tempo, mas também pelo espaço de um oceano se estende este caminho. Isolados na parte de baixo do mundo, restavam-nos os livros, a recuperação do ato civilizatório através da leitura. Herança européia, herança de nossas ori-gens, filhos que somos do Renascimento e do Século das Luzes.
Assim, atravessamos nossos séculos de solidão e nos descobrimos filhos bastardos, mulatos, mamelucos, criolos. Mas, principalmente, filhos letrados que sabem estender nas páginas dos livros os signos de seus sonhos. Filhos indignos cuja miséria da velha mãe Europa só mais atiça a sede de futuro, ainda que guardemos, não se sabe por que, uma dolorida nostalgia do passado. Talvez, últimos herdeiros da utopia e da inconformidade. Nossos artistas ainda crêem na possibilidade de transformar o mundo e a vida, ainda vêem como possível brincar, sorrir, cantar e protestar com toda a seriedade de crianças que buscam o amanhã.
Com a liberdade que traz no nome, Líbero Badi nos convida ao jogo e aponta o caminho da fantasia que fertiliza a realidade. Luis Felipe Noé assume-se predestinado como seu antecessor bíblico, luta contra o dilúvio dos enganos e desenganos do seu tempo. Em sua latinoamericanidade sensível às fabulações da esperança; mesmo em um tempo em que tanto se fala em desestrutura e fragmentação, Matilde Marin ainda encontra alento para buscar o mistério dos mitos e propor a reinvenção da forma que talvez contenha o segredo de estruturas escondidas pelas aparências. Também predestinado e inconformado, León Ferrari usa o traço como agudo punhal vibrante de revolta. A fantasia e o gosto da ironia fecundam as elaborações concentuais de Juan Carlos Romero com a força da emoção que reside nas entranhas da razão.
Livros de artista, caminhos e descobertas. Polifonia organizada pela preocupação de seguir em frente e buscar a razão, caminhos e des-cobertas. Inconformidade e esperança são acordes que os unem e nos atraem."
José Luiz do Amaral
Diretor do Museu de Arte Contemporânea MAC-RS
Encontro Latino-Americano de Artes Plásticas Brasil-Argentina 1995
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.
Eventos relacionados
Itens relacionados a este
Eventos
Eventos relacionados