Descrição
Marcando o encerramento do projeto homônimo, a coletiva BR116: circuitos independentes em trânsito apresenta um apanhado da produção dos artistas Tigo Weiler, Helene Sacco, Vivian Herzog, Ernani Chaves, Marília Bianchini e Diego Passos através da curadoria dos espaços independentes Casa Paralela (Pelotas) e Atelier Subterrânea (Porto Alegre).
A mostra, a ser inaugurada dia 12 de dezembro, quinta-feira, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea do RS - galeria Xico Stockinger (Rua dos Andradas, 736, 6° andar – CCMQ) é realizada a partir da parceira entre o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), o Atelier Subterrânea e a Casa Paralela, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura (Fundo de Apoio à Cultura - FAC/SEDAC-RS). A exposição será composta por pinturas, desenhos, instalações, fotografias e esculturas que representam a diversidade de linguagens artísticas presente na execução do projeto. Durante a abertura, será lançado e distribuído gratuitamente o catálogo do projeto e exibido o videodocumentário, ainda inédito.
Sobre o projeto:
Contemplado no Edital 2012/1 de Desenvolvimento da Economia da Cultura – Pró-cultura FAC/RS, o projeto tem como meta fortalecer relações e experiências de trocas entre os espaços, artistas e gestores, além de estimular a criação de público para as artes visuais e difundir a produção artística do Rio Grande do Sul. Ao longo do segundo semestre de 2013, foram realizadas oficinas, palestras, visitas mediadas e três exposições coletivas, sendo as duas primeiras simultâneas em Pelotas (com Marília Bianchini, Diego Passos e Ernani Chaves) e Porto Alegre (com Vivan Herzog, Helene Sacco e Tigo Weiler), enquanto a terceira apresentou o conjunto da produção dos seis artistas no Casarão 6, prédio central de um conjunto arquitetônico neorrenascentista na cidade de Pelotas. Agora, a coletiva final do projeto segue para Porto Alegre, no MACRS, onde apresenta uma retrospectiva das obras realizadas no projeto.