A exposição apresenta dez representantes da fotografia alemã contemporânea. Após um longo domínio da primeira geração de alunos de Bernd Becher da Academia de Artes de Düsseldorf, a Alemanha no campo da fotografia nacional e internacional, nestes últimos anos desenvolveu uma viva e heterogênea atividade fotográfica que não pode ser atribuída a nenhuma instituição de formação, região ou estilo dominante. Atualmente, a fotografia encontra-se em uma fase de transição do meio analógico para o meio digital. Dessa forma, também surge um novo entendimento desse meio.
Os fotógrafos selecionados refletem a situação modificada por meio de uma construção de autenticidade projetada de forma deliberadamente subjetiva.
Eles representam uma geração, cuja história não se descreve mais exclusivamente baseada em critérios da antiga Alemanha oriental ou ocidental. Se trata de um grupo de fotógrafos, que acreditam na fotografia como uma forma de imagem independente.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.