-
Acervo em Foco: Elaine Tedesco
- Voltar
Anexos
-
EV2024.25-1
-
EV2024.25-2
-
EV2024.25-3
Título
Acervo em Foco: Elaine Tedesco
Tipo de atividade
Ano
2024
Período
Início
16/03/2024
Término
01/05/2024
Artistas/Participantes
Realização
AAMACRS
|Realização: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
Origem das obras
Descrição
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) e a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) inauguram no sábado (16), às 14h, a instalação da obra “Cabine-nicho”, da artista Elaine Tedesco (Porto Alegre, RS, 1963). O trabalho faz parte do Programa Acervo em Foco, do MACRS, e vai ocupar o Espaço Marilene Bertoncheli, no andar térreo da CCMQ.
A Cabine-nicho é um projeto iniciado em 1999 pela artista. Para Elaine, o interesse de pesquisa está na relação da transformação do objeto e sua situação de apresentação, ou seja, abordam a tríade corpo, escultura e espaço expositivo, sendo transformada em cada local de exposição. As cabines funcionam como espaços de refúgio, como lugares que abrigam ou isolam o espectador do ambiente expositivo do qual a própria cabine faz parte. Ao mesmo tempo, a ser posicionada de modo que possa ser circundada pelos visitantes, permite que a obra seja observada como uma espécie de avesso da escultura. Ou seja, é como se a Cabine-nicho nos convidasse a procurar algo em seu interior, como se ela fosse o invólucro de algo. Dessa forma, corpo, obra e espaço expositivo sobrepõem-se, sugerindo a interpretação desses papéis a partir da atenção devotada pelo espectador às múltiplas facetas da obra.
Essa é a quinta obra exposta no Programa Acervo em Foco, realizado em conjunto com a Casa de Cultura Mario Quintana. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso ao patrimônio artístico do MACRS, por meio de ações que pretendem conferir visibilidade e protagonismo aos artistas e suas respectivas produções que compõem o Acervo do Museu, sendo norteado por três eixos: Aquisição, Difusão & Pesquisa, e Educação & Acessibilidade.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.