A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) inauguram nesta quinta-feira (03), às 18h, a instalação da obra “Primal”, da artista Dione Veiga Vieira (Porto Alegre, 1954). O trabalho faz parte do Programa Acervo em Foco, do MACRS, e vai ocupar o Espaço Marilene Bertonchelli, andar térreo da CCMQ.
“Primal” (2001), é uma instalação constituída por seis esculturas de aproximadamente 200 cm suspensas no teto e distribuídas pela sala. Elas possuem formato cilíndrico, textura rugosa e grandes bicos em suas extremidades. O conjunto é composto por estopa, barbante, tecido e pigmento terroso, materializando “seres primais” revelados no processo poético de Dione. A obra marca um momento de “negação dos pincéis” na carreira da artista, a transição da linguagem pictórica para a experimentação dos materiais e técnicas, visando maior liberdade no fazer artístico.
Essa é a terceira obra exposta no Programa Acervo em Foco, realizado em conjunto com a Casa de Cultura Mario Quintana. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso ao patrimônio artístico do MACRS, por meio de ações que pretendem conferir visibilidade e protagonismo aos artistas e suas respectivas produções que compõem o Acervo do Museu, sendo norteado por três eixos: Aquisição, Difusão & Pesquisa e Educação & Acessibilidade.
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MACRS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.