Descrição
"O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC RS), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), abre mais uma edição do projeto “Acervo em Foco” no dia oito de novembro, sábado, às 17h, no Espaço Marilene Bertoncheli, localizado no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A ação, desenvolvida de forma colaborativa entre as equipes do Museu, nesta edição é contemplada no Edital Sedac nº 27/2024 PNAB RS – Artes Visuais e destaca a produção de Rommulo Vieira Conceição com a obra “Cozinha Banheiro” (2025), da série “Tautológicos”. O texto curatorial do projeto é de Alice Braz Gallina. A visitação encerra em 1º de março de 2026.
O artista é conhecido por investigar as relações entre o ser humano e os espaços que habita, sejam públicos ou privados. Em seus trabalhos, forma, funcionalidade e ação tornam-se recursos para compreender as relações de poder e convivência que emergem nesses ambientes.
Na série “Tautológicos”, Rommulo cria composições que desafiam classificações convencionais. As suas obras se situam entre escultura e instalação, explorando sobreposições de ambientes domésticos em uma arquitetura impossível, mas visualmente coesa. Em “Cozinha Banheiro” (2007-2008), elementos dos dois cômodos se fundem em uma montagem lúdica, que seduz pela familiaridade, mas desconcerta pela impossibilidade de uso. O artista brinca com a simetria, os reflexos e o vazio, criando uma tensão entre o desejo de habitar aquele espaço e a frustração de não poder acessá-lo.
Para esta reapresentação, o MAC RS propôs a reconstrução da obra em um diálogo direto com o artista. O processo resultou em uma nova versão de “Cozinha Banheiro” (2025), que mantém sua essência poética, mas incorpora novas possibilidades estruturais e expositivas, reafirmando o compromisso do Museu com a preservação e a atualização crítica de seu acervo."