Descrição
Exposição nas Galerias do MAC–RS assinala o fechamento do projeto
Tudo começou em 2005, quando os artistas visuais e amigos Carlos Krauz (Porto Alegre, RS, 1958), Helena d´Ávila (Porto Alegre, RS, 1961), Laura Fróes (Porto Alegre, RS, 1970) e Nelson Wilbert (São José do Ouro, RS, 1969) realizaram a exposição 3X4 construindo a identidade. A mostra ocorreu na Galeria Xico Stockinger da Casa de Cultura Mario Quintana e apresentava três trabalhos de cada artista, relacionados a épocas importantes de suas formações: a infância, o período no Instituto de Artes da UFRGS, onde todos se conheceram, e a época atual, no caso, 2005. A experiência positiva motivou-os a abraçar um projeto coletivo, batizado de 3X4 VIS(I)TA, que consistia, como o próprio nome sugere, em realizar visitas a ateliês de artistas cujos trabalhos todos admiravam. Mas, não apenas isso: Krauz, Helena, Laura e Wilbert também se propunham a abrir esses ateliês à visitação do público, durante um único dia, um único turno, sempre num sábado à tarde. E, nesse dia, apresentavam obras e intervenções suas, em diálogo com as obras do artista visitado. Entre 2006 e 2012, foram oito edições, com nove artistas visitados: Roseli Jahn (dezembro de 2006), Felix Bressan (julho de 2007),Gonzaga (dezembro de 2007), André Venzon (maio de 2008), Maria Lúcia Cattani (agosto de 2009), Mário Röhnelt (maio de 2010), Frantz (novembro de 2011) e Vera Chaves Barcellos e Patrício Farías (outubro de 2012). O ineditismo do projeto marcou o circuito da arte contemporânea em Porto Alegre, e o 3X4 VIS(I)TA transformou-se em evento ansiosamente aguardado.
No próximo dia 13 de junho, assinalando o fechamento do projeto, a mesma Galeria Xico Stockinger, onde tudo começou, receberá a exposição 3X4 VIS(I)TA, que se estenderá à galeria Sotero Cosme, dentro do calendário de exposições do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, MAC-RS. Na primeira, estarão obras dos artistas do 3X4, remetendo aos artistas visitados; e, na segunda, obras dos artistas visitados e pertencentes, na sua grande maioria, ao Acervo do museu.
A exposição, com curadoria de Paula Ramos, também anuncia o lançamento, no início do segundo semestre deste ano, do livro documental sobre o projeto, contemplado pelo Edital Fumproarte.