Descrição
Como parte integrante da programação da 6ª edição do Dia do Patrimônio Cultural, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) - por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) -, o Museu de Arte Contemporênea do Rio Grande do Sul (MACRS) convida o público para imersão audiovisual com a participação do Festival Kino Beat e do artista Fernando Velásquez.
Zonas Críticas - 11 Vinhetas Minerais à Margem, é uma performance audiovisual criada pelo artista Fernando Velázquez, livremente inspirada no conceito de "Zonas Críticas". A proposta, elaborada por cientistas de diversas disciplinas, enfatiza a importância vital de uma camada fina, de alguns quilômetros para cima e para baixo de onde pisamos, em que rochas, água, ar e organismos vivos e sociais interagem. As Zonas Críticas, em atual desequilíbrio acelerado, devido às ações de determinados grupos humanos, podem ser imaginadas como patrimônios materiais e imateriais, que estabelecem interações complexas que regulam e determinam a sustentação da vida.
Nessa performance, as Zonas são exploradas por meio de 11 vinhetas audiovisuais generativas, que apresentam seres híbridos, pessoas inexistentes, esculturas greco-romanas, máscaras africanas, Vênus paleolíticas e vozes geradas por inteligência artificial. A narrativa também atravessa formas, potências e escalas, de oceanos, terremotos, micélios, e da atividade humana.