Biografia
Zélia nasceu na cidade de Jacutinga, MG, 1931. Sua mãe, Maria José Gomes Correa, tinha como um dos afazeres a tecelagem, interesse que herdou de sua mãe, Ana Maria Marques, e de sua avó, Maria Silveria. Para Zélia não foi diferente: desde muito cedo mostrava sua veia artística, através de desenhos, pinturas, bordados, entre outros. Ainda com 12 anos, teve seu primeiro contato com tear, através de sua avó, que a ensinou a colocar os fios na máquina.
Porém, apenas em 1971, quando se mudou para Curitiba com seu marido e seis filhos, que começou a trabalhar com lã e tecelagem, inicialmente como hobby, mas mais tarde como profissão. ”Dona Zélia”, como era conhecida no meio artístico, deu cursos de bordado e de tecelagem, na Fundação Cultural de Curitiba, a convite da ex-vereadora Julieta Reis. O primeiro curso foi um sucesso, contando com 22 alunas. A partir de então, permaneceu até 1984, como Instrutora de Tecelagem e Macramê.
Ainda em 1977, Scholz começou a expor seus trabalhos na feira de artesanato do Largo da Ordem. Tornou-se atração do local, reunia diversas pessoas em volta de sua barraca, que vinham assistir toda a realização do processo de fabricação artesanal da lã de carneiro.
fonte: https://www.curitiba.pr.leg.br/informacao/noticias/aprovada-a-cidadania-honoraria-de-curitiba-para-zelia-gomes-de-jesus-scholz