Wagner Costa nasceu em 1983, em Porto Alegre, Brasil. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 2009, mas desde cedo direcionou sua pesquisa para as artes visuais. De 2019 a 2021, participou do Atelier de Gravura da Fundação Iberê Camargo, sob orientação de Eduardo Haesbaert, aprofundando-se nas técnicas de relevo e gravura. Em 2024, concluiu a especialização em Linguagens da Arte Contemporânea pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo.
Ao longo de sua formação, participou de cursos e encontros artísticos nacionais e internacionais. Em 2024, integrou o encontro "Entre Medos, Amores e Afetos" no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), dentro do ciclo Histórias da Diversidade LGBTQIA+. No mesmo ano, cursou "Planolândia – desenho em exercício", no SESC-SP, com Debora Bolzsoni. Em 2018, estudou desenho de figura humana na The Florence Classical Arts Academy (Itália) e na Barcelona Academy of Art (Espanha). Em 2022, aprofundou sua pesquisa em questões sociais e culturais ao participar do curso “Por uma história da Arte LGBTQI+”, no Instituto Adelina, ministrado por Lorenzo Merlino.
A obra de Wagner Costa se estrutura a partir de investigações sobre memória, transformação e a relação entre visível e invisível. Ele desenvolve cartografias poéticas que exploram as lacunas entre presença e ausência, ressignificando os rastros deixados pelo corpo no espaço. Sua prática artística se materializa em desenho, gravura, escultura e intervenções que desafiam a percepção e convidam à interação.