Vera Reichert é artista visual. Pesquisa a poética visual das águas. E sua produção abrange as seguintes linguagens: Fotografia, Vídeo, Instalações, Pintura e Esculturas.
É autora do livro “A Inquietude do Olhar”, publicado simultaneamente à sua exposição individual no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS, em 2017. Em todas as suas obras o tema de referencia é a Água. Os mergulhos que faz no fundo do mar despertaram a preocupação com os recursos hídricos e a poluição da água. Com sua pesquisa chama a atenção para uma maior responsabilidade ecológica. Já realizou 36 exposições individuais e inúmeras coletivas em salões de arte, instituições e galerias de arte no Brasil e no exterior. Possui obras nos acervos do Museu MARGS, Porto Alegre, RS, no Museu de Arte Contemporânea MAC/RS, na Biblioteca Pública de Porto Alegre, RS, na Casa Brasil de Liechtenstein e no Museu de Arte de Santa Maria, RS.
Sobre o seu trabalho foram publicados artigos em livros, revistas, jornais e internet. Foi selecionada para o XVII Salão Latino Americano, em 2023, onde recebeu Menção Honrosa com suas obras. Em 2020 e 2021 recebeu Menção Honrosa de Criatividade em Fotografia, no Prêmio Internacional de Profissionais da Arte da Menduína Schneider Art Gallery, de Los Angeles, EUA. Outra Menção Honrosa foi de Criatividade em Fotografia pela Mondial Art Academia of France, por dois anos consecutivos, em 2020 e 2021. Foi aceita como membro da Mondial Art Academia of France com a cadeira nº 481.