Biografia
Luis Flávio de Lacerda Vitola (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1972), conhecido como Trampo, é um artista multimídia, tatuador e oficineiro. Ele é um dos maiores nomes da arte urbana porto-alegrense, pertencente à segunda geração de grafiteiros do final da década de 1990. Além de seu reconhecimento nas artes visuais, Trampo tem grande participação em projetos sócio-culturais gaúchos.
Autodidata, Trampo começou suas experimentações com o pixo nos anos 1980, período no qual o movimento hip-hop e a cultura do grafite estadunidense se fortaleceram no Brasil. Morador da zona norte de Porto Alegre, frequentava o bairro Bonfim, na região central, era office boy e skatista. Por indicação de um amigo, começou a trabalhar em uma fábrica pintando pranchas de surf. Também ganhava dinheiro customizando peças de roupa. Nesse período, apelidava-se Trabalho. Após 1998, sua carreira se aproximou ao grafite, à publicidade e às artes plásticas. Em 2007, fundou o coletivo Núcleo Urbanóide junto aos grafiteiros Lucas Anão e Eduardo Guspe. Foi alugada uma casa no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, para se tornar um espaço de sociabilidade entre grafiteiros.
Sua primeira exposição individual, “Mistura Sólida”, foi realizada em 2010 na galeria Fita Tape. Sua última, "Acúmulos Energéticos" foi aberta em 2023 na Casa Musgo. Trampo já participou de múltiplas montagens coletivas, como “Transfer” (2008), “Usina Urbana” (2010), “Metropololitanos” (2011), “Utopias” (2017), entre outras. Foi um dos artistas convidados da 1ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art e foi colaborador do trabalho “Mural Global” em Dusseldorf, na Alemanha.
Paralelamente à sua produção criativa, o artista é oficineiro desde os anos 1990. Já trabalhou na Fundação de Educação Social e Comunitária (FESC) e na instituição cultural Atelier Livre, e foi participante dos projetos Arte Urbana, Mais Educação, Estante Pública, Pintando um Novo Mundo (PNM) e Arte no Muro.
Atualmente, suas produções compõem o acervo de galerias e museus, e são reconhecidas internacionalmente. Ocasionalmente participa de projetos junto à produtora Pax Art.