Biografia
Nascida em Cachoeira Dourada/GO, em 1955. Vive e trabalha em São Paulo. Além de artista, é professora.
Em 1975, ingressa na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi aluna de Amílcar de Castro. De 1983 a 1986, recebeu a bolsa de estudos da Fullbright Foundation e tornou-se PhD em Artes pela John F. Kennedy University (Berkeley, EUA). Em 1999, foi a artista residente da Kunsthaus Bethanien em Berlim.
Começou sua trajetória como professora em 1979, na graduação em Artes Plásticas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desde então, é professora do Departamento de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina (FASM), em São Paulo.
Participou da 8ª Bienal da Polônia, em 1995, e da 15ª Bienal de Lausanne, na Suíça, em 1992. Além disso, em 1996, realizou a mostra Deux Artistes Brasiliense na Galeria Debret, em Paris – nesta exposição suas esculturas de gravetos foram expostas junto com esculturas de Amílcar de Castro, artista que a instigou a trabalhar com a linha (no desenho, na escultura, na instalação etc).
Algumas das suas exposições individuais recentes incluem: Parênteses: ( ), na Galeria Bolsa de Arte, Porto Alegre (2016); Quando Atitudes (trans)formam, na Galeria do Centro Cultural Minas, Belo Horizonte (2015); Microhistórias diárias, na Galeria Bolsa de Arte, São Paulo (2014). Entre as mostras coletivas que contaram com a participação da artista destacam-se: Natureza Franciscana, no MAM-SP (2016); a 10ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre (2015); Exemplos a seguir!, na Capilla del Arte, Puebla, México, (2013); e O Artista como Autor / O Artista como Editor, no MAC-USP (2013, 2014).
Suas obras integram o acervo de importantes instituições no Brasil e no exterior, tais como MAM-SP, MAC-USP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Cultural Itaú, Inhotim, a coleção de Gilberto Chateaubriand, no Rio de Janeiro, e a de Patrícia Cisneros, em Nova York.
Fonte: Instituto Ling
Autor(a): Camila Salvá