Biografia
Pelópidas Thebano (1934, Porto Alegre, RS - 2022, Porto Alegre, RS), foi artista visual autodidata. Durante o período que estudou no Colégio Rosário, ganhou o primeiro lugar e um concurso de desenho e duas menções honrosas no concurso estadual patrocinado pela Liga de Defesa Nacional no período de 1946 a 1947. Na década de 50 a 90 destacou-se como figurinista de blocos de carnaval da cidade de Porto Alegre. Atuou no serviço público estadual como desenhista técnico profissional em arquitetura, paisagismo, urbanismo, topografia e engenharia.
Em sua trajetória, Pelópidas Thebano conta com exposições na Câmera Municipal de Porto Alegre (2004), onde foi homenageado com o Prêmio Quilombo dos Palmares na Modalidade Atuação Artística e Cultural, Fórum Social Mundial (Porto Alegre, 2001 e 2002) Santander Cultural, Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS) (2011), exposição coletiva Porto Negro Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (2016), Memorial Carlos Alberto de Oliveira (2019) e Homenageano do XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas Porto Alegre (2021).
O continente africano é tema recorrente em suas obras, o que revela a perpetuação da sua ligação com a ancestralidade, trazendo para a atualidade e para as futuras gerações o contato com a cultura afro, suas riquezas e seus ensinamentos. Thebano é considerado uma das principais referências da arte negra no Rio Grande do Sul.
Possui trabalhos em coleções e museus do Brasil, entre os quais: o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MACRS), Porto Alegre/Brasil; Pinacoteca Ruben Berta,Porto Alegre, Brasil; Museu de Percurso do Negro, Porto Alegre/Brasil; e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), Porto Alegre/Brasil.