Biografia
Héctor Patricio Farías Espinoza (Arica, Chile, 1940) é um artista multimídia radicado no Brasil desde a década de 1980.
Patricio nasceu em Arica, cidade portuária do norte do Chile e é o segundo mais jovem de quatro irmãos homens. Tinha o hábito de desenhar e realizar trabalhos manuais desde a infância. Em 1968, entrou na Escola de Belas Artes da Universidade do Chile (Uchile) e, em seu período como estudante, participou de exposições coletivas. Teve sua primeira montagem individual em 1971, intitulada “Dibujos”. No ano seguinte, licenciou-se em Artes Plásticas pela Uchile, onde passou a trabalhar como professor ajudante de Desenho e Expressão Gráfica. Por conta da ditadura militar chilena, Patricio mudou-se para o Brasil em 1981 e se instalou em Porto Alegre.
O artista ministrou aulas de desenho e serigrafia no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Entre 1989 e 1996 pertenceu ao corpo de artistas da Galeria Artual e, de 1999 a 2002 foi um dos artistas criadores da galeria Obra Aberta. Em seus mais de 50 anos de carreira realizou exposições no Brasil, Chile, Alemanha e Espanha.
Atualmente, Patricio é casado com a artista visual Vera Chaves Barcellos. Ele mantém um estúdio brasileiro em Viamão, Rio Grande do Sul, e em Barcelona, na Espanha. Suas obras podem ser encontradas no acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC RS), do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB). Ele é representado pela Ocre Galeria, de Porto Alegre.