Orlando Péricles Brito de Oliveira (Janaúba, Minas Gerais, 1950 - Taguatinga, Distrito Federal, 2022 ). Fotógrafo. Atuando em importantes veículos de comunicação do país, seja como fotógrafo ou editor, Orlando torna-se um cronista da política brasileira explorando diferentes técnicas e composições fotográficas, passando por retratos de políticos ou pelo registro de símbolos nacionais, sempre evidenciando os bastidores das relações de poder no Brasil.
Autodidata, por volta de 1965, inicia na profissão como laboratorista do jornal Última Hora, em Brasília, tornando-se, dois anos depois, fotógrafo do periódico. Desde os primeiros momentos da ditadura militar, quando inicia sua carreira, retrata personalidades políticas e acompanha importantes momentos da história brasileira contemporânea. Seus principais trabalhos apresentam imagens emblemáticas do regime militar, os bastidores do Palácio do Planalto e flagrantes dos presidentes em situações não protocolares.
Atuando na imprensa desde os anos 1960, o fotógrafo pôde acompanhar de perto a rotina de diferentes governantes. Ele procura fotografá-los em situações prosaicas e em momentos de distração, quando é possível vislumbrar o indivíduo descolado de sua persona pública. Nesse sentido, do ponto de vista histórico, a produção de Brito se vincula ao trabalho de Erich Salomon (1986-1944), um dos primeiros repórteres fotográficos atuantes na Alemanha nos anos 1920. Salomon fica conhecido por retratar chefes de Estado em situações pouco convencionais que, por vezes, despem e desmistificam as personalidades públicas. fonte: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/5421-orlando-brito#:~:text=Orlando%20P%C3%A9ricles%20Brito%20de%20Oliveira,explorando%20diferentes%20t%C3%A9cnicas%20e...