Biografia
Nair Benedicto (São Paulo, São Paulo, 1940). Fotógrafa. Distingue-se por fazer parte da geração responsável pela criação das primeiras agências de fotografia do Brasil.
Forma-se em rádio e televisão pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em 1972. Nesse ano, inicia carreira profissional na capital paulista, como realizadora de audiovisuais e fotógrafa do Jornal da Tarde.
Em 1979, funda a Agência F4 de Fotojornalismo, com Juca Martins (1949), Delfim Martins (1951) e Ricardo Malta (1956). A agência tem como modelo a agência francesa Magnun Photos, fundada em 1947 por artistas como Henri Cartier-Bresson (1908-2004) e Robert Capa (1913-1954), cuja proposta é aliar um ponto de vista particular à denúncia de problemas sociais. Associações desse tipo significam um novo campo de atuação para os profissionais que, fora da redação dos jornais, obtêm autonomia na escolha de pautas e na edição de seus materiais. Além disso, com Marcos Santilli (1951) e Juca Martins, exerce um importante papel na conquista de direitos autorais e trabalhistas para os fotógrafos.
Além de colaborar com revistas nacionais e internacionais como Veja, IstoÉ, Marie Claire, Paris Match, Newsweek e Time, a fotógrafa desenvolve ensaios sobre temas sociais e manifestações populares.
Após registrar manifestações populares que caracterizam os últimos anos da ditadura militar1 no Brasil, como as greves da região do ABC, em São Paulo, a artista se dedica, na década de 1980, à realização de documentários audiovisuais e fotográficos. Volta-se, principalmente, para a documentação de grupos marginalizados como mulheres, menores carentes e comunidades indígenas. fonte: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/5317-nair-benedicto