Mélodi Ferrari é Historiadora da Arte (UFRGS), doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte (PPGAV-UFRGS), mestre em História da Arte (PGEHA-USP) e especialista em Economia da Cultura (UFRGS). Coordena o Setor de Acervo do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS).
Trabalhou com acervos, arte educação e curadoria em instituições como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Instituto de Artes Visuais do RS (IEAVi), Instituto de Artes da UFRGS, Pinacotecas da Prefeitura de Porto Alegre, Instituto Goethe, Farol Santander Porto Alegre e Fundação Bienal do Mercosul. Como curadora destancam-se as exposições Gostem ou Não no MARGS, Christina Balbão – Além do Silêncio no MARGS e Relações de Pesquisa: processo, experimentação e acervo no MACRS.
Foi coordenadora do Colegiado Setorial de Artes Visuais do RS (2019-2021). É sócia e produtora da Papelera (2017-2024), feira de artes gráficas. Realizou acompanhamento artístico dos residentes da Galeria Ista (2021-2022). É idealizadora do projeto Mulheres nos Acervos que investiga a pluralidade de gênero dentro dos acervos de artes de Porto Alegre, em 2019, o projeto recebeu o Destaque em Acervos do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas.